Novas tecnologias, inovação e tendências mundiais para a indústria estão no radar da 2ª edição do Simecs Transforma. A programação, realizada pelo Sindicato das indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), ocorre na terça-feira (14), das 13h às 17h30min, no auditório da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).
Depois de uma primeira edição totalmente online em 2021, a atividade terá agora formato híbrido. A projeção da organização é de que cerca de 200 pessoas participem pessoalmente e outras 100 a 150, no modelo online. Entre os destaques da programação, está o mercado internacional:
— As importações na nossa base de atua diminuíram de 2018 para cá. Então, estamos trazendo todo o esse tema da internacionalização, até para mostrar oportunidades que existem — explica a diretora executiva do Simecs, Daiane Catuzzo.
Dentro desse assunto, haverá um painel com presidente do Simecs e diretor da Sulcorte, Paulo Spanholi, e o vice-presidente América e CEO Brasil da Hyva, Rogério De Antoni, mediado pelo vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs, Ruben Antonio Bisi, que também irá palestrar sobre as perspectivas o setor. Outro destaque do Simecs Transforma é o painel A Indústria Brasileira e seus Desafios no Contexto Global, com o ex-presidente da John Deere, Paulo Herrmann, e mediação do vice-presidente Administrativo-Financeiro do Simecs, Daniel Ely.
Também haverá um atração em que será possível que humanos interajam com um robô. De acordo com Daiane, o objetivo é mostrar que máquinas e pessoas continuarão a conviver sem que nenhum ocupe o lugar do outro. A diretora executiva do Simecs salienta que a automatização de processos e a indústria 4.0 têm tido a compreensão e uso aumentados em Caxias, mas salienta que existe ainda um mercado a avançar, principalmente entre empresas de menor porte:
— A gente tem feito um trabalho muito grande de levar esse conceito de indústria. Não atingiu a todos. A gente gostaria que estivesse mais disseminado, mas a gente já percebe movimentos maiores do nosso empresariado.
Agende-se
O quê: 2ª edição do Simecs Transforma.
Quando: Terça-feira (14 de junho).
Onde: Auditório da CIC Caxias (Rua Ítalo Victor Bersani, 1.134).
Quanto: gratuito para associados do Simecs, R$ 80 para não associados no formato online e R$ 100 para não associados no formato presencial.
Programação
13h - Credenciamento.
13h40min - Palestra: Perspectivas da Indústria, com Ruben Bisi, vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs.
14h10min - Painel: O mercado internacional, com Rogério De Antoni - vice-presidente das Américas Sul e Norte da Hyva; Paulo Spanholi, diretor da Sulcorte e presidente do Simecs; e Manoela Amantino, gerente-administrativa/financeira da E. R. Amantino Ind. Metalúrgica. Mediação: Ruben Bisi, vice-presidente de Relações Institucionais do Simecs.
15h45min - Lançamento da nova edição do prêmio Gigia Bandera
Ganhador da categoria Jovem Empreendedor Industrial 2021 - Willian Vieira, diretor da Wizeto Metais.
Ganhador da categoria Projeto Inovador - Gustavo Mesquita Borghetti, Gerente Comercial da Master Power Turbo / BoomaTech.
16h - Palestra: O agro brasileiro: oportunidades e desafios, com Paulo Herrmann, engenheiro agrícola e líder de grandes projetos no setor.
16h45min - Painel: A indústria brasileira e seus desafios no contexto global, com mediação de Daniel Ely, vice-presidente administrativo e financeiro do Simecs.
17h30min - Encerramento com atração surpresa- show Homem & Máquina.