Dados da organização do Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer) mostram que o evento reuniu cerca de 300 pessoas, que se increveram previamente. A programação ocorreu na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul na quinta (2) e sexta-feira (3).
O evento, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (ABINFER), chegou à 14ª edição. Dessas, quatro foram realizadas em Caxias. Isso porque a programação é itinerante: acontece um ano no Rio Grande do Sul, outro em São Paulo e outro no Paraná. Os três estados são os mais importantes para o segmento no país e concentram cerca de 85% das empresas. A próxima edição será no Sudeste do país, nos dias 25 e 26 de maio de 2023. A tendência é que seja realizada no município de São Bernardo do Campo.
O presidente da ABINFER, Christian Dihlmann, avalia a edição deste ano como positiva pela alta participação de público. Na quinta-feira, foram 16 workshops com média de ocupação de 85% dos espaços, mas houve situações com esgotamento dos lugares.
— A avaliação é excelente. Se for dar nota de 0 a 10, dou nove, porque faltou lugar. A qualidade foi fantástica, muito conteúdo novo e interessante. O feedback dos participantes foi excelente — comemora Dihlmann.
Segundo o presidente, o segmento passa por um momento de alta demanda nos últimos dois anos, impulsionado pelas dificuldades de importação da China. No entanto, ele salienta que o mercado tem buscado alternativas mais baratas em todo o mundo e, por isso, destaca a importância de se discutir melhorias para o segmento nacionalmente, com o objetivo de atrair mais compradores.