A Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) divulgou uma carta aberta à comunidade nesta terça-feira (29) em que apoia restrições à instalação de empreendimentos de grande porte na área com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A nota menciona tanto investimentos turísticos quanto incorporações imobiliárias, como resorts, parques e hotéis. No último dia 21, o Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos barrou a construção de dois empreendimentos na região, o que abriu uma polêmica na cidade.
Agora, a Atuaserra se manifesta. Na carta, assinada pela presidente Beatriz Paulos, há a menção de que o posicionamento está apoiado no parecer técnico dos assessores do órgão, como turismólogos, arquitetos, engenheiros ambientais, antropólogos e historiadores. Em um dos pontos, a Atuaserra assinala o entendimento de que não há estrutura rodoviária, energética, de transporte e sanitária compatível com as necessidades dos projetos. A associação compreende ainda que a instalação de grandes empreendimentos ocasionará modificações significativas na paisagem, o que afetará o interesse histórico e paisagístico pela região.
O órgão segue a nota defendendo o papel dos conselhos municipais e distritais como representantes das entidades associadas e da população local. Por fim, diz acreditar que “a instalação de grandes empreendimentos oferecerá impactos significativos na qualidade de vida da população local, o que não corrobora com o desenvolvimento sustentável da Região Uva e Vinho”.
Os projetos vetados são o Bewine e o Gramado Park. O primeiro disse, na segunda-feira em nota envidada à reportagem, que está aberto ao diálogo com o conselho, defende que o investimento reduzirá o déficit de vagas na rede hoteleira e dará impulso econômico e social à região. Já Grupo Salton, responsável pelo Gramado Park, decidiu não se manifestar. O Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos afirma que está trabalhando para garantir a continuidade do roteiro dentro dos parâmetros de preservação e sustentabilidade.
Uma reunião sobre o assunto ocorre a partir das 14h desta terça-feira na Câmara de Vereadores.