Assim que a 5ª Vara Cível de Caxias do Sul proibiu o C6 Consig, instituição financeira que atua na área de empréstimos consignados, a fazer depósitos nas contas de aposentados e pensionistas do INSS, novamente acende o alerta contra golpes. A professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS), especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e Coordenadora do Instituto da Longevidade, Verônica Bohm, pede cautela às pessoas quando são procuradas por essas instituições.
— A frase "isso cabe no seu bolso" é muito utilizada para convencer as pessoas. Mas é preciso ter em mente que fazer um empréstimo para uma questão de saúde ou estritamente necessário é uma coisa. Agora, para viagens, compras ou outra forma, que não seja apenas para coisas essenciais, vira uma bola de neve e às vezes compromete muito. É preciso pensar muito para não cair nesse conto — aponta.
Outra estratégia bastante utilizada é a de forçar uma resposta imediata nos contatos feitos por telefone. O que os grandes bancos, na sua maioria, não praticam.
— Alguns idosos não dão a resposta na hora ou ligam para o número do golpista, a prática muitas vezes é parecida. Tudo que tiver que decidir para "ontem", tenha atenção, não existe ordem ou hora, se isso acontecer fique atento, a chance de golpe é enorme. Peça para alguém de confiança um conselho antes de qualquer decisão. Na dúvida não faça e não forneça absolutamente nada — ensina a coordenadora.
Verônica ressalta ainda a importância dos idosos não terem vergonha e se forem vítimas de golpe, que busquem os seus direitos imediatamente.
— Muitas pessoas têm vergonha de admitir. É ir para a delegacia e buscar os seus direitos — orienta.
A professora ainda dá mais um conselho com relação ao assunto.
— A gente vive em uma sociedade impulsiva e imediatista, por isso, cuidado. Empréstimo é um recurso e que bom que existe, mas para ser usado para situações fora do planejado, não para realizar nossos sonhos de viagem ou presentes. Há coisas mais importantes nas relações pessoais que o dinheiro não vai dar — sintetiza.
INSS também ajuda aposentados e pensionistas
O próprio INSS permite o bloqueio da conta para serviços no tipo. Para ativar esse bloqueio, basta entrar no site do instituto (veja abaixo), no aplicativo, ou ligar no telefone 135. O procedimento pode ser revertido caso o aposentado queira obter um empréstimo consignado em algum momento.
Como bloquear a conta
Pedir o serviço pelo site ou aplicativo
- Entre em meuinss.gov.br.
- Clique no botão Novo Pedido.
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer.
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício.
- Leia o texto que aparecerá na tela e informe seus dados para avançar.
Documentação necessária
- Termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda).
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF.
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo
- Entre no meuinss.gov.br.
- Clique no botão Consultar pedidos.
- Encontre seu processo na lista.
- Se quiser ver mais detalhes, clique em detalhar.
Fonte: INSS