A Agência de Inovação da UCS - UCS iNOVA, Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Inovação na China (BraCham) e MobiCaxias articularam nesta quinta-feira (2), pela primeira vez, um fórum com a temática Caminhos da Mobilidade Elétrica. A iniciativa é importante porque discute e potencializa ações que podem tornar essas tecnologias realidade também no Brasil.
A diretora de Inovação e Tecnologia na Indústria e Comércio da Associação Brasileira de Indústria, Comércio e Inovação na China (BraCham), a engenheira Lourdes Cristina Printes, conduziu o evento.
— Alguns países da Europa já planejam suspender totalmente a circulação de veículos movidos a combustíveis fósseis nos próximos 5 anos. No Brasil, por enquanto, somente São Paulo tem investido nisso. Estamos atrasados e precisamos dessa parceria da BraCham com a UCS iNOVA e o MobiCaxias para acelerar o investimento em mobilidade elétrica em mais cidades brasileiras — avalia Lourdes.
O secretário-executivo de Mudanças Climáticas de São Paulo, Dr. Antonio Fernando Pinheiro Pedro, explorou os impactos que a mudança de matriz energética dos veículos têm para o meio ambiente e para a sociedade. O município de São Paulo possui um Plano de Ação Climática que busca, entre outras ações, zerar a emissão de gases de efeito estufa até 2050.
Por sua vez, o reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, celebrou a parceria:
— A missão das universidades é produzir pesquisa e conhecimento em todas as instâncias, mas somos apenas parte do sistema. Precisamos dessa união com órgãos, empresas e movimentos para materializar o conhecimento produzido.
Para o presidente do MobiCaxias, Carlos Zignani, o fórum vai ao encontro do objetivo do Mobi, que é acompanhar e promover ações que ampliem o desenvolvimento econômico-social de Caxias do Sul.