As reuniões online para elaboração do Plano Municipal de Turismo de Caxias do Sul foram realizadas ao longo de dois meses. O resultado desse planejamento será encaminhado para a Câmara de Vereadores, na próxima semana, onde irá tramitar. A partir da apresentação ao Legislativo, o texto, agora em fase final de redação, poderá ser revelado a comunidade.
Antes mesmo da apresentação oficial, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (10), a reportagem de GZH entrevistou o secretário municipal do Turismo, Enio Martins. Ele destacou seis aspectos do plano que são desafios a serem cumpridos como prioridades.
Acesso a informações turísticas
Um dos apontamentos do plano é que Caxias precisa mostrar melhor o potencial turístico que tem. Para isso, o entendimento é de que é preciso criar um portal na internet com informações relevantes para quem deseja visitar a cidade. A ideia é que o site esteja no ar até o início da próxima Festa da Uva, marcada para ocorrer de 18 de fevereiro a 6 de março de 2022.
— Um portal mais atualizado para que o turista ou visitante possa compreender tudo o que temos para fazer em Caxias do Sul, mas não só o turista que vem de fora. Aquele que vive em Caxias do Sul, que às vezes veio (para a cidade), por uma opção de trabalho, em busca de uma oportunidade, que ele também possa compreender onde ele está inserido — comenta o secretário.
Construção da identidade turística da cidade
A definição de qual é a identidade turística de Caxias do Sul é apontada como outra prioridade. O objetivo é encontrar uma palavra ou uma frase que resuma o espírito de Caxias do Sul e se fixe no imaginário da cidade. Para uma compreensão mais fácil, o secretário cita dois exemplos regionais: "Gramado Inesquecível" e "Bento Pura Inspiração". O processo para desenhar a marca de Caxias está em andamento junto com o Conselho Municipal do Turismo e a previsão é de que, em até dois meses, possa estar concluído.
— Nós precisamos vender a marca do nosso destino, porque turismo é gerenciar negócios, mas eu preciso chegar em uma feira com algo que nos identifique, não apenas com um convite “venha para Caxias” — frisa.
Planejamento de endomarketing
Criar ações que estimulem o morador de Caxias do Sul a conhecer e circular pelos pontos turísticos do município é um aspecto a ser trabalhado a curto prazo, conforme Enio Martins. O secretário menciona um estudo que revela que o caxiense é o turista de dentro Rio Grande do Sul que mais visita Gramado. Por isso, o secretário avalia que é preciso fazer com que a população caxiense também compreenda que pode acessar opções de lazer e diversão na própria cidade.
— Assim como ele tem o desejo de “turistar” em outros locais, a gente precisa fazer um trabalho de endomarketing forte para que ele conheça e possa, por vezes, também desfrutar do que é nossa cidade.
Investimento em infraestrutura
O Plano Municipal de Turismo coloca aida em evidência a importância de garantir a infraestrutura para o acesso ao turismo. Apesar de normalmente estar associado a obras de grande porte, como melhorias nas estradas, o secretário evidencia que existem situações mais “caseiras” a serem resolvidas, como a instalação de placas turísticas e de pórticos.
O secretário pontua que parte desta ação já começou, com a instalação de letreiros em duas das principais entradas de Caxias do Sul. Outras duas devem receber investimento, em parceria com a Sicredi.
Aproveitar-se da força da marca Serra Gaúcha
Caxias do Sul, o município mais populoso da Serra, também pode se beneficiar turisticamente de estar nesta região, devido à marca já desenvolvida por outras cidades, que começaram antes os investimentos no setor.
Ações nesse sentido envolvem a participação em feiras e eventos. O secretário menciona a participação na Expointer e na Mercopar, para expor os atrativos da cidade, e também em feiras específicas do turismo. É o caso da Abav Expo, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, em Fortaleza, e do Festuris Gramado.
— São eventos que estão retomando e precisamos estar presentes para vender e colocar Caxias do Sul como destino. Somos gigantes, mas é preciso estarmos atentos aos movimentos e às ações que estão sendo realizados por todos os municípios que têm potencial turístico assim como Caxias.
Selo + Turismo
Com o Plano Municipal de Turismo pronto, a ideia também é ir em busca do Selo + Turismo no âmbito do Programa Prodetur+Turismo, que apoia Estados, municípios e o setor privado no acesso a recursos provenientes de financiamentos nacionais e internacionais. De acordo com o secretário, isso possibilitará o incremento de investimentos no setor em Caxias, já que hoje o acesso a verbas federais se limita à destinação de emendas parlamentares.
— Hoje a nossa oferta se restringe mais em belezas no interior, entretenimento noturno, cervejarias, gastronomia, mas a gente pode construir algo a mais para Caxias do Sul, talvez algo que seja único para a nossa cidade. Então, assim, esse grupo que está criando e trabalhando em prol desse plano tem várias ideias. Quem sabe não saia uma ideia desse grupo onde a gente possa ter algo diferente ou até grandioso, como é a nossa cidade.
O secretário defende que o município tenha também orçamento próprio para o turismo, porque hoje existe uma dependência de parcerias público privadas para realização e participação em eventos.