O dia 23 de junho pode vir a ser lembrado como um marco para o turismo em Caxias do Sul. Primeiro, porque ontem foi apresentada uma ampla pesquisa em que foram apontados não apenas os pontos positivos, que reverberam na cadeia de todo o setor, mas, sobretudo, porque foram evidenciados os pontos que devem ser melhorados, do ponto de vista da experiência do turista. E, segundo, porque os mais de 100 participantes foram convidados a construir as ações que vão nortear o planejamento estratégico do turismo em Caxias, com a perspectiva no desenvolvimento de uma nova matriz econômica.
O diagnóstico Radar Turístico foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Mercado, da Unisinos, sob a coordenação do professor Marcelo Jaques Fonseca.
— O papel da pesquisa é contribuir com subsídios para um plano de ação — explica Fonseca.
O investimento para a realização do estudo – aproximadamente R$ 40 mil – foi custeado pelo Sebrae, desenvolvedor da metodologia, e pela Sicredi Pioneira RS, apoiadora da iniciativa.
— A grande conclusão do diagnóstico é que o posicionamento turístico de Caxias não é claro. O foco, durante muito tempo, foi na indústria e o desenvolvimento da cidade seguiu essa linha. Então, é preciso definir o posicionamento turístico e alinhar as ações conforme essas escolha que vai ser feita. Quando a gente começa a fazer qualquer trabalho de turismo, todo empreendedor esbarra nesse ponto: “Qual é a identidade turística de Caxias, qual é o posicionamento turístico?”. O Radar também aponta isso. Aí o plano de turismo vai buscar sanar isso. A gente vai conversar sobre esse posicionamento, como a gente quer ser visto e vamos trabalhar a que de fato isso aconteça — avalia o gestor de projetos de Turismo do Sebrae na Serra Gaúcha, Emerson Monteiro.
Em comum, durante a todas as participações, seja dos coordenadores da pesquisa, ou mesmo do Sebrae, do poder público ou ainda dos empreendedores locais, o nó da questão é, de fato, a descoberta dessa identidade turística de Caxias do Sul.
Entre os pontos fortes, apontados pelo Radar Turístico, com nota 4 (entre zero, como escassez de alternativas e cinco, ponto máximo na escala de avaliação), ficaram a gastronomia e hospedagem. Enquanto que os demais itens, acesso e transporte, apoio ao turista, eventos e os atrativos naturais, econômicos e histórico e cultural, tiveram nota 2, ou seja, regular. Confira ao lado o que pode ser melhorado.
Ações de curto, médio e longo prazos
O coordenador da pesquisa, Marcelo Jaques Fonseca, avalia que o primeiro ponto é a necessidade de Caxias estabelecer seu posicionamento turístico, além disso, sinaliza três critérios possíveis para a definição da identidade.
— Valorizar o que diga respeito a natureza de Caxias; deve ser valorizado o que é diferente das demais cidades; e valorizar algo que esteja em dia com as tendências mais contemporâneas de turismo — defende.
Para planejar esse futuro com enfoque no setor do turismo como uma matriz econômica, mas também com desdobramentos nas múltiplas capacidades de atração de visitantes, por meio da questão cultural, inclusive, serão promovidas quatro oficinas, abertas a toda a comunidade, no formato virtual, sempre às terças-feiras. Para participar basta entrar em contrato com a secretaria pelo fone 3222-1875 ou 0800-541875.
O primeiro encontro, promovido pela secretaria do Turismo, ocorre no dia 29, às 15h. Os temas dos encontros serão:
— As oficinas serão dinâmicas, vamos nos separar em pequenos grupos para apresentar propostas. O tema da primeira oficina é Análise de forças, fraquezas e ameaças, depois, na próxima semana vamos abordar Plano de ações, que é o coração do futuro Plano Municipal de Turismo, no terceiro encontro será Identidade do destino turístico e concluímos com Priorizar as ações para curto, médio e longo prazo — explica a turismóloga e consultora de turismo, Ivane Fávero.
Depois desta etapa, será elaborado o Plano Municipal de Turismo, que será encaminhado à apreciação da Câmara Municipal dos Vereadores, provavelmente até agosto. Após aprovado, entra em execução.
O que pode ser melhorado
Conforme o relatório Radar Turístico, apesar do enorme potencial de Caxias e região para o turismo, o município precisa, na visão dos pesquisadores, ajustar algumas questões para que as ações tenham como objetivo atender às expectativas da experiência do turista.
Acesso e transporte
Acesso à cidade é pouco convidativo e percebeu-se a ausência de sinalização turística nas principais rodovias de acesso.
Apoio ao turista e conveniências
Rotas e roteiros turísticos não estão em pleno funcionamento; muitos dos atrativos estão fechados ou mediante agendamento; falta de integração entre os estabelecimentos e identidade dos roteiros entre si.
Hospedagem
A oferta de hospedagem atual não é suficiente para atrair e/ou reter turistas ou visitantes; não se caracteriza como uma experiência de turismo.
Gastronomia
Sugere-se uma maior oferta de estabelecimentos de alimentação no interior e junto às rotas e roteiros turísticos; qualificação do serviço prestado, especialmente na zona rural.
Atrativos históricos e culturais
Pode ser melhor organizado na perspectiva da experiência do turista; melhor acessibilidade e horário de funcionamentos dos museus e das galerias de arte, que, em geral, não abrem aos domingos.
Atrativos naturais
Necessidade de incremento de infraestrutura em geral, sinalização das estradas, segurança, infraestrutura física e de apoio junto aos atrativos.
Atrativos econômicos
Divulgação e melhor exploração das rotas e roteiros industriais, bem como produtos marcantes, como o vinho.
Eventos
Possibilidades de criação de novos eventos em áreas de saúde, esportes e tecnocientíficas, e eventos que valorizem os produtos locais, como o vinho; repensar eventos consistentes como a Festa da Uva.