Em assembleia virtual, na última quinta-feira (13), os comerciários de Caxias do Sul aprovaram a pauta de reivindicações para a campanha salarial deste ano. Os trabalhadores pedem reajuste composto pelo índice de inflação de julho (ainda a ser divulgado pelo governo), mais 2% de aumento real nos salários.
Além disso, deverão lutar por reajuste nos pisos da categoria, R$ 1,7 mil, no geral e, R$ 2,2 mil, para comissionados, ampliação do auxílio-creche, triênios e quinquênios, e a bonificação para trabalho em domingos e feriados.
A respeito do contexto do coronavírus, os comerciários querem negociar com o setor patronal a testagem como forma de identificar e isolar focos da covid-19, além de discutir medidas protetivas de distanciamento e disponibilidade de EPIs. E claro, a vacinação de toda a categoria.
— Nossa prioridade nessa campanha salarial é a proteção da categoria diante da pandemia da covid-19, lutando pela saúde dos trabalhadores, a manutenção dos direitos da convenção coletiva e a reposição das perdas salariais com aumento real, já que a crise econômica está acabando com o poder de compra de todos os trabalhadores — defende Nilvo Riboldi Filho, presidente do Sindicomerciários.