Vinte e oito de abril é o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. O relatório com dados nacionais, mais recente, Anuário Estatístico de Previdência Social 2020, com dados compilados até 2018, revela um crescimento de 3,47% nos acidentes em comparação a 2017. No mesmo período, no entanto, houve uma diminuição no número de mortes no trabalho, de 2.132 para 2.098.
A partir desse contexto, tanto da reflexão da memórias às vítimas, bem como para repensar os modelos de prevenção, principalmente em tempos de pandemia, é que ocorre hoje, a partir das 13h30min, um webinário, promovido pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra). A transmissão ocorre por meio do canal do YouTube do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv). Não é preciso fazer inscrição prévia, e o conteúdo ficará gravado e poderá ser consultado após o evento.
— Na verdade, a questão temática, relacionada à saúde do trabalhador, não diria que é uma pauta negligenciada, mas pouco se fala dela. É importante frisar, no entanto, que, em nível mundial, com dados da Organização Internacional do Trabalho, cerca de 2 milhões de pessoas morrem de acidentes ou doenças decorrentes do trabalho — revela Juliana Argenta, diretora da Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde.
Além de promover o encontro, o Cerest/Serra compila as informações estatísticas sobre acidentes, doenças e agravos, ou seja, situações que causem perturbação do estado de saúde em decorrência do trabalho. Durante o painel, à tarde, serão apresentados dados mais específicos, com relação ao perfil das mortes e acidentes ocorridos nos 48 municípios da região, que estão debaixo da tutela do Cerest/Serra e da 5ª Coordenaria Regional de Saúde (5ª CRS).
Entre as estatísticas gerais, em 2020, foram notificados 12.462 agravos em toda a região do Cerest/ Serra, sendo 207 doenças relacionadas ao trabalho, como transtornos mentais, dermatoses ocupacionais, lesões por esforço repetitivo (LERs) e perdas auditivas, por exemplo. Em Caxias do Sul, no mesmo período, foram 4.633 notificações de agravos, sendo 45 doenças relacionadas ao trabalho. Em 2020, foram registrados ainda 43 óbitos relacionados ao trabalho na região, sendo 13, em Caxias do Sul.
Neste ano, os dados foram registrados até o dia 13 de abril. A região contabilizou 2.138 notificações de agravos, sendo quatro doenças relacionadas ao trabalho. Já Caxias do Sul computou 354 notificações de agravos, sendo 13 doenças relacionadas ao trabalho. Em relação aos óbitos, são quatro na região e um, em Caxias.
Saúde mental dos trabalhadores
Outro momento marcante do encontro se dará por meio de três painéis focados na pandemia. Andrea Dal Bó, médica infectologista do CIEVS/Caxias do Sul/RS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde), vai atualizar os dados da covid-19. Adriana Skamvetsakis, médica do trabalho da Secretaria Municipal da Saúde de Candelária e coordenadora do Cerest/Vales (Santa Cruz do Sul), vai apresentar o painel Investigação da relação da covid-19 com o trabalho.
As duas palestras tem relação direta com a terceira, Reflexões sobre a saúde mental dos trabalhadores no contexto da pandemia, que será apresentada por Tatiane Baggio, psicóloga e servidora pública no SUS.
— Na pandemia, temos percebido que há uma sobrecarga dos profissionais da saúde, que foram mais demandados. Podemos dizer que trabalhar na área da saúde é bastante desgastante, porque os profissionais têm de lidar com várias situações das quais se sentem muitas vezes impotentes — explica Juliana Argenta, esclarecendo que, durante o webinário, serão apresentados contextos dos demais profissionais em meio à pandemia.
Programe-se
O quê: Webinário de Saúde do Trabalhador - 28 de Abril, Dia Internacional em memória às vítimas de acidentes de trabalho
Quando: Quarta-feira (28), a partir das 13h30min, até 17h
Como assistir: Canal do Youtube do Sindiserv.
Estatísticas
Em 2020
Região do Cerest/Serra
12.462 agravos notificados.
207 doenças relacionadas ao trabalho.
43 óbitos.
Em Caxias do Sul
4.633 notificações de agravos.
45 doenças relacionadas ao trabalho.
13 óbitos.
EM 2021*
Região do Cerest/Serra
2.138 notificações de agravos.
4 doenças relacionadas ao trabalho.
4 óbitos.
Em Caxias do Sul
354 notificações de agravos.
13 doenças relacionadas ao trabalho.
1 óbito.
* Dados compilados até 13/04.
Fonte: Cerest/ Serra.
No Brasil
Após sucessivas quedas nos acidentes de trabalho registrados nos últimos 10 anos, o Brasil teve aumento de 3,47% nesse indicador de 2017 para 2018, passando para 576.951.
No mesmo período, houve diminuição no número de mortes no trabalho, de 2.132 para 2.098 (ou 1,6%).
Queda da quantidade de trabalhadores incapacitados permanentemente em decorrência de acidente ocupacional, de 16.050 para 14.856.
Fonte: Anuário Estatístico de Previdência Social.