As consequências da pandemia do coronavírus ainda ressoam. Seja na saúde, ou na economia, as baixas seguem. trazendo temor e preocupações quanto ao que será de 2021. Apesar desse cenário estranho, iniciado em março deste ano, o chef Gabriel Lourenço, 33 anos, idealizador da Escola de Gastronomia Sal a Gosto, de Caxias do Sul, revela que o dilema acabou trazendo uma revolução à sua empresa.
O poema No meio caminho, será por todo sempre eternizado na memória do chef, porque traz um ensino implícito, só dissecado após essa dolorosa, mas renovadora experiência por conta do quase fim do seu negócio. Carlos Drummond de Andrade escreve, como quem preconizava o enredo da Sal a gosto: “Nunca me esquecerei que no meio do caminho / Tinha uma pedra”. Só que a “pedra” virou o tempero secreto da escola de gastronomia do Gabriel.
Até março de 2020, o plano do chef era continuar com a forma de ensinar gastronomia para iniciantes, porque ele acredita que todos podem e devem ser instruídos na arte da culinária, nem que seja para exibir esse ensino em casa, com os amigos.
– Até seis meses atrás, para eu atender alguém as pessoas tinham de vir para cá, na escola. No entanto, em nossa primeira aula online, durante a pandemia, tinha pessoas de três países diferentes assistindo – revela Gabriel, reconhecendo que, depois dessa experiência, não é mais o mesmo profissional, que já tinha uma empresa consolidada há 10 anos.
A virada da mesa só surgiu porque havia uma pedra no meio do caminho. E essa pedra só virou tempero porque Gabriel passou a observar aquele “problema” como um vetor para a revolução da sua empresa.
– Como o meio online, evidentemente, ficou muito acelerado nos últimos tempos, tracei estratégias, fui atrás de parceiros e investidores que conhecem a expertise da expansão, e, com certeza, até o final do ano, o que era uma escola inovadora, passará a ser a plataforma mais completa de ensino de gastronomia, em casa – explica Gabriel.
A promessa de Gabriel é revolucionar o tradicional livro de receitas, como uma espécie de “Netflix” da gastronomia. O assinante poderá assistir aulas de como preparar todos os tipos de pratos, além de aprender sobre como plantar temperos, e ter uma imersão no universo dos drinks, cervejas e até charutos.
– Nós somos como um livro de receitas, mas com interação e a expertise de atender as pessoas em casa há 10 anos. Porque, uma coisa é ser um bom cozinheiro, a outra, é conseguir transmitir o conhecimento de uma forma prática, para quem não é profissional aprender como se assim fosse – defende Gabriel.
A plataforma entrou no ar domingo, dia 18, e já inicia com mais de 100 vídeos de receitas gravadas e terá atualização semanal de uma nova aula, que poderá ser conferida pelos assinantes do canal. Para conferir como funciona, clique aqui.
Leia também
Roteiros da Serra estão entre os mais procurados em plataforma que estimula o turismo
Iguatemi muda de nome e passa a se chamar Villagio Caxias
Serra é a quarta região do Estado que mais perdeu empregos em 2020
Loja do futuro: de skates a motos, conheça negócio exclusivo de motores elétricos