Na manhã desta terça-feira foram retomados, de forma parcial, os voos entre Caxias do Sul e Guarulhos no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani. O transporte comercial de passageiros estava suspenso desde o dia 28 de março na cidade.
Às 10h05min, a primeira aeronave pousou na pista e foi submetida a um ritual da aviação conhecido como batismo, que consiste na celebração de um momento marcante, seja a inauguração de uma aeronave, um voo, ou a despedida de um comandante. Nesse caso, o ato foi alusivo à retomada das atividades depois da paralisação com a pandemia de coronavírus. Na tradição, dois caminhões dos bombeiros se posicionam de cada lado da aeronave e lançam jatos de água em sua passagem, antes do desembarque dos passageiros. A companhia aérea Gol tem realizado essa cerimônia em todos os locais que retomam os serviços de aviação. Em Caxias, um padre chegou a se oferecer a colaborar com o ato abençoando a aeronave, mas não foi autorizado a participar por motivos de segurança.
Apenas um itinerário retorna inicialmente, partindo de Guarulhos nas terças, quintas e sábados às 8h35min, com pouso previsto em Caxias às 10h15min, de onde decola novamente com destino ao terminal paulista às 11h - com chegada prevista em Guarulhos às 12h35min. Apenas aos sábados haverá uma excepcionalidade: o voo com saída de Guarulhos para Caxias das 8h35min (com chegada às 10h15min) só terá decolagem do percurso inverso nos domingos, às 11h.
O primeiro itinerário teve o desembarque de 65 pessoas e o embarque de 45 passageiros. Para o retorno, foram adotadas diversas medidas de segurança sanitária, como higienização frequente de bandejas na área de inspeção, avisos de distanciamento e uso de máscara e instalação de dispensers de álcool gel.
— Ficamos muito felizes. Sabemos que a aviação é importante no processo da retomada da economia. Com o voos, aos poucos, os negócios e o turismo serão retomados gradativamente — destacou o diretor administrativo do aeroporto, Maurício Loreto D'Avila.
D'Avila informa que a partir da segunda quinzena de setembro o itinerário da Gol tende a se tornar diário, com a empresa avaliando a taxa de ocupação das aeronaves para eventual consolidação da frequência do voo.
Até então, o terminal caxiense operava exclusivamente com aviação geral executiva, transporte médico (e de órgãos) e no apoio para base área da Brigada Militar com o helicóptero.
A volta dos voos surge com baixas do itinerário do final do dia da Gol (Caxias-Congonhas) e um voo diário da Azul à tarde, entre Caxias e Campinas. A tendência, conforme D'Avila, é de que esse voo da Azul volte a operar em janeiro ou fevereiro de 2021.