A partir desta terça-feira a retomada de um dos voos comerciais entre Caxias do Sul e Guarulhos, simboliza o retorno das atividades do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, após cerca de cinco meses de atividades suspensas. O transporte aéreo de passageiros estava interrompido na cidade desde 28 de março.
O itinerário liberado pela Gol partirá de Guarulhos nas terças, quintas e sábados às 8h35min, com pouso previsto em Caxias às 10h15min, de onde decolará novamente com destino ao terminal paulista às 11h — com chegada prevista em Guarulhos às 12h35min. Nos sábados haverá uma excepcionalidade: o voo com saída de Guarulhos para Caxias das 8h35min (com chegada às 10h15min) só terá decolagem do percurso inverso nos domingos, às 11h.
Antes da pandemia, a linha que será retomada conectava os aeroportos de Caxias e Congonhas. Entretanto, desde 5 de agosto (até 5 de setembro), a pista de Congonhas está interditada para manutenção, o que forçou a reorganização para Guarulhos.
— Hoje (segunda-feira) revisamos tudo, o álcool gel no embarque, desembarque e saguão. Os adesivos de distanciamento na plataforma de embarque e entre as poltronas, além das sinalizações do uso obrigatório de máscara em pontos espalhados do terminal, papel toalha e sabonete líquido nos banheiros, enfim, todos os protocolos recomendados pela Anac para garantir a operação com segurança — afirma o o diretor administrativo do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício Loreto D'Avila.
Até então, o terminal caxiense operava exclusivamente com aviação geral executiva, transporte médico (e de órgãos) e no apoio para base área da Brigada Militar com o helicóptero. Entre 90 e 100 trabalhadores do terminal retornam às atividades. No período de voos suspensos, cerca de 30 pessoas permaneceram trabalhando no local.
A volta dos voos surge com baixas do itinerário do final do dia da Gol (Caxias-Congonhas) e um voo diário da Azul à tarde, entre Caxias e Campinas. A tendência, conforme D'Avila, é de que esse voo da Azul volte a operar em janeiro ou fevereiro de 2021.
Durante a suspensão das operações, a administração do aeroporto aproveitou para realizar serviços de manutenção, estruturais e de limpeza no terminal. Além da adequação ais protocolos exigidos pela Anvisa referente à covid-19 (confira abaixo), houve o recolhimento de 400 toneladas de lixo nos arredores do aeroporto, roçada de arbustos na proximidade da pista, pintura do saguão, sala de embarque e desembarque e repavimentação asfáltica em pontos do pátio das aeronaves, além do início da pintura de sinalização no pátio.
Até ontem, a Gol confirmava desembarque de 65 passageiros para Caxias e 45 pessoas para embarcar com destino a São Paulo. A capacidade da aeronave é 138 passageiros e não há teto de limitação para essa ocupação em razão da pandemia.
Ritual
Para simbolizar a retomada nesta terça-feira, a administração do Hugo Cantergiani informa que haverá o batismo da aeronave que partirá de Caxias, uma espécie de ritual tradicional da aviação para dar sorte ao retorno das atividades. Na ação, dois caminhões dos bombeiros ao lado da aeronave — um de cada lado — lançam água no avião.
— Quando é o primeiro voo de uma companhia ou último voo de comandante, costumam fazer esse batismo. É de praxe acontecer isso na aviação quando se tem alguma novidade, como estamos reabrindo a base será feito dessa forma também. A própria Gol solicitou isso para nós, eles estão fazendo isso em todos os aeroportos — explica D'Avila.
Segundo o diretor administrativo, um padre chegou a se oferecer para dar uma benção à aeronave, mas não foi autorizado a participar do ato.
Medidas de proteção
A Gol não adota o distanciamento entre as poltronas (com espaçamento de um dos assentos livres entre dois passageiros, por exemplo) como uma das ações preventivas. A empresa defende estudos da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao) que apontam supostamente não haver evidência científica de que o distanciamento na aeronave seja efetivo. A companhia também reitera que as aeronaves possuem um sistema próprio de filtragem de ar interno, que eliminaria "99,9%" de partículas microscópicas.
No aeroporto
:: Obrigatoriedade de uso de máscaras por passageiros e pessoas em circulação na área pública do aeroporto.
:: Uso de EPIs por servidores e outros funcionários que trabalhem no terminal.
:: Divulgação de orientações de higiene, proteção e distanciamento social em sistemas de som e painéis informativos.
:: Disponibilidade de álcool gel no saguão, na área de embarque e desembarque.
:: Sabonete líquido e papel toalha em todos os banheiros do terminal .
:: Bebedouros estão desativados.
:: Distanciamento de pelo menos dois metros de pessoas no aeroporto, com sinalização em pisos e assentos e onde há aglomerações como check-in, canais de inspeção, portal de embarque e esteiras de bagagem.
Nas aeronaves
:: É obrigatório o uso de máscaras por todos os passageiros nos voos em operação.
:: Foram implementadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.
:: Foi aprimorado o processo de limpeza noturna com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos.
:: Luvas e máscaras já vinham sendo distribuídas aos colaboradores de ar e solo, além de a companhia deixar à disposição álcool em gel para todos.
:: As aeronaves são equipadas com um sistema de filtro de ar que captura partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos.
:: O serviço de entretenimento a bordo é acessado por aplicativo no próprio aparelho celular do cliente.
:: Totens foram desligados.
:: Adesivos demarcam distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo.
:: Clientes podem fazer o check-in online/via aplicativo/whatsapp, com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo. Se mesmo assim precisar ir ao balcão, foi antecipada a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque, encerrando uma hora antes da abertura do portão.
Fonte: Gol