A administração do Aeroporto Hugo Cantergiani confirmou para o dia 25 de agosto a volta restrita de um dos voos comerciais entre Caxias do Sul e Guarulhos. O transporte aéreo de passageiros está interrompido desde 28 de março.
O itinerário liberado pela Gol partirá de Guarulhos nas terças, quintas e sábados às 8h35min, com pouso previsto em Caxias às 10h15min, de onde decolará novamente com destino ao terminal paulista às 11h _ com chegada prevista em Guarulhos às 12h35min. Nos sábados haverá uma excepcionalidade: o voo com saída de Guarulhos para Caxias das 8h35min (com chegada às 10h15min) só terá decolagem do percurso inverso nos domingos, às 11h.
— Representa um percentual pequeno de retomada, mas a gente sabe que está complicado. Acredito que gradativamente todos os voos sejam retomadas nos aeroporto regionais para que possamos trazer de volta o turismo e os negócios para a região — afirma o diretor administrativo do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício Loreto D'Avila.
Antes da pandemia, a linha que será retomada em agosto conectava os aeroportos de Caxias e Congonhas. Entretanto, de 5 de agosto a 5 de setembro, a pista de Congonhas ficará interditada para manutenção, o que forçou a reorganização para Guarulhos.
Ficaria pendente de retomada o itinerário do final do dia da Gol (Caxias-Congonhas) e um voo da Azul, que tinha um itinerário diário à tarde, entre Caxias e Campinas. D'Avila explica, no entanto, que o voo da Azul só deve ser retomado em 2021.
— Tivemos informação que a Azul infelizmente fechou 100 bases no Brasil e Caxias está incluída num primeiro momento, sem previsão de ser reaberto neste ano. Mas (a companhia aérea) deixaram todos os equipamentos em Caxias, e a ideia, a princípio, é retomar no primeiro semestre do ano que vem — revela o diretor administrativo do Hugo Cantergiani.
Atualmente (e até o dia 25 de agosto), o terminal caxiense opera exclusivamente com aviação geral executiva, transporte médico (e de órgãos) e no apoio para base área da Brigada Militar com o helicóptero. Cerca de 40 dos 130 funcionários que atuavam antes da pandemia continuam trabalhando.
Na retomada, no dia 25 de agosto, D'Avila informa que haverá a bênção da aeronave que partirá de Caxias.
Durante a suspensão das operações, a administração do aeroporto aproveitou para realizar serviços de manutenção, estruturais e de limpeza no terminal. Entre as ações, D'Avila destaca o recolhimento de 400 toneladas de lixo nos arredores do aeroporto, roçada de arbustos na proximidade da pista, pintura do saguão, sala de embarque e desembarque e repavimentação asfáltica em pontos do pátio das aeronaves. Também é aguardada liberação da Infraero para pintura de sinalização no pátio.
Medidas de proteção
A Gol não adota o distanciamento entre as poltronas (com espaçamento de um dos assentos livres entre dois passageiros, por exemplo) como uma das ações preventivas. Em nota, a assessoria da empresa afirmou que estudos da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e da Organização Internacional da Aviação Civil (Icao) apontam que não há evidência científica de que o distanciamento na aeronave seja efetivo e ressaltou que as aeronaves possuem um sistema próprio de filtragem de ar interno, que eliminaria "99,9%" de partículas microscópicas.
No aeroporto
:: Obrigatoriedade de uso de máscaras por passageiros e pessoas em circulação na área pública do aeroporto.
:: Uso de EPIs por servidores e outros funcionários que trabalhem no terminal.
:: Divulgação de orientações de higiene, proteção e distanciamento social em sistemas de som e painéis informativos.
:: Disponibilidade de álcool gel no saguão, na área de embarque e desembarque.
Fonte: Aeroporto Hugo Cantergiani
:: Sabonete líquido e papel toalha em todos os banheiros do terminal .
:: Bebedouros estão desativados.
:: Distanciamento de pelo menos dois metros de pessoas no aeroporto, com sinalização em pisos e assentos e onde há aglomerações como check-in, canais de inspeção, portal de embarque e esteiras de bagagem.
Nas aeronaves
:: É obrigatório o uso de máscaras por todos os passageiros nos voos em operação.
:: Foram implementadas medidas adicionais de limpeza e higienização dos aviões durante as paradas em solo e pernoites, com atenção redobrada aos assentos e braços das poltronas, cintos de segurança, bandejas, piso e paredes.
:: Foi aprimorado o processo de limpeza noturna com o uso de um desinfetante de grau hospitalar para as galerias de serviço e todas as áreas de uso interno na cabine, incluindo a dos pilotos.
:: Luvas e máscaras já vinham sendo distribuídas aos colaboradores de ar e solo, além de a companhia deixar à disposição álcool em gel para todos.
:: As aeronaves são equipadas com um sistema de filtro de ar que captura partículas microscópicas, como bactérias e vírus, ao promover a renovação do ar do avião a cada 3 minutos.
:: O serviço de entretenimento a bordo é acessado por aplicativo no próprio aparelho celular do cliente.
:: Totens foram desligados.
:: Adesivos demarcam distância mínima durante o processo de embarque e também a bordo.
:: Clientes podem fazer o check-in online/via aplicativo/whatsapp, com 48 horas de antecedência (até o limite de 1 hora) antes do voo. Se mesmo assim precisar ir ao balcão, foi antecipada a liberação ao passageiro para 3 horas antes do embarque, encerrando uma hora antes da abertura do portão.
Fonte: Gol