Há sete anos na área da beleza, a esteticista Isabela Abreu não imaginava que um dia enfrentaria uma situação como essa. A pandemia do coronavírus obrigou os mais de 2,4 mil salões de beleza de Caxias do Sul a fecharem as portas. Os dados são da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Ela diz que, num primeiro momento, a reação foi de choque ao saber da determinação. Com sete profissionais trabalhando no espaço, ela viu o desespero tomar conta da vida deles, já que recebem por atendimento.
— Isso nunca aconteceu. Fomos pegas de surpresa — conta Isabela, que administra Le Parlour junto com a sócia Bárbara Abel Costa.
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Poucos dias depois da determinação, elas se juntaram para discutir alternativas de sobrevivência, principalmente dos profissionais que atuam no local, e como manter o contato com as clientes. A primeira ideia foi criar um vídeo explicando como se maquiar e fazer design de sobrancelhas em casa ao custo de R$ 10. Muitas adquiriram.
Outra opção foi oferecer vouchers com descontos ou vantagens para as próximas visitas. O cliente compra o serviço agora, mas só vai usá-los no futuro, quando a crise estiver sob controle e os estabelecimentos reabrirem.
As sócias também criaram um crowdfunding, onde qualquer pessoa pode apoiar com depósitos de R$ 50 a R$ 200. Entre as recompensas, vídeos produzidos pelos profissionais do LePa para manter alguns procedimentos de salão em casa ou, se preferir, utilizar o valor em serviços quando o salão reabrir.
As proprietárias do salão sabem que isso não vai resolver o problema de custos, mas pretendem direcionar a verba para o pagamento dos profissionais que trabalham com elas e uma funcionária a manter seus empregos.
— Temos reserva para bancar as contas de um mês. Depois disso, não sabemos como vai ser.
E acrescenta:
— Sabemos que as clientes não vão voltar correndo. A retomada vai ser lenta pela insegurança que se criou. Por enquanto, estamos fazendo nossa parte, que é manter as portas fechadas.
"Precisamos de ajuda"
A Microempa conta com o Grupo Setorial da Beleza (Gbel), que desenvolve projetos para salões de beleza da cidade. Um dos coordenadores é o distribuidor de cosméticos Cláudio Giaboinski. Ele tem contato direto com a maioria dos proprietários e assegura:
— Precisamos de ajuda. Muitos (salões) não vão sobreviver e o pânico está instaurado.
Ele conta que levou um choque quando soube do decreto.
— Clientes desmarcando, eventos suspensos. Um caos — declara.
O também distribuidor de produtos na área e coordenador do Gbel, Jair Ferreira dos Santos, também diz que se o decreto ficar em vigor mais tempo, poucos vão conseguir se manter no mercado. Ele explica que, em Caxias, a minoria têm o controle da administração do negócio.
— A maioria trabalha para sustentar a família e não tem plano B para tentar reagir à crise.
Ambos defendem uma medida do governo para salvar os pequenos empresários. Caso contrário, segundo eles, vai ter muita gente desse segmento passando fome.
CINCO DICAS PARA A ÁREA DA BELEZA
1. Revise os custos fixos: diante da suspensão do atendimento ao cliente, é hora de colocar no papel todos os gastos mensais, tais como telefone, internet, tevê a cabo, manutenção de equipamentos. Se for dispensável, é hora de cortar alguns serviços.
2. Reorganização administrativa: é um momento oportuno para colocar a casa em ordem do ponto de vista da gestão. Faça um levantamento minucioso de estoque, reveja o planejamento de compras. Ordene pelo prazo de validade, os produtos que devem ser usados primeiro, assim que o negócio voltar a funcionar. Repense todos os gastos. Caso precise de um empréstimo para se manter em funcionamento, busque auxílio de agentes bancários especializados.
3. Organize seu conjunto de clientes: aproveite o tempo livre para conhecer melhor o perfil de quem procura o seu salão. Conte com ajuda de seus colaboradores, façam uma videoconferência e estabeleçam as principais características dos clientes: onde moram, quais serviços são mais procurados, preferências por produtos. Essas informações serão peças-chave para os próximos passos. Construam juntos uma lista de clientes fiéis.
4. Mantenha contato: se o seu salão ainda não possui redes sociais, esse é o momento de criar seus perfis. Mantenha esses canais atualizados, publique informações sobre cuidados com a beleza, de acordo com os serviços que seu salão oferece. Use o WhatsApp para enviar dicas para clientes, além de disponibilizar produtos de beleza para venda online. Por mais que essas vendas não sejam significativas para o faturamento, elas mantêm o vínculo com o cliente.
5. Reinvente: use o tempo que ficar sem receber clientes na loja física para repaginar o local. Não estamos falando de grandes reformas, mas uma boa faxina no espaço, pintar uma parede, mudar a disposição do mobiliário, comprar um item de decoração charmoso e usar plantas, por exemplo, são pequenas ações que fazem a diferença quando o negócio reabrir.
Fonte: Sebrae
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