Os frequentadores de academias de Caxias do Sul terão que manter quatro metros de distância uns dos outros com a retomada das atividades nesta quarta-feira (22). O decreto que estabelece as regras foi publicado por volta das 10h desta terça-feira (21) pela prefeitura. Fica autorizado o funcionamento de academias, estúdios de pilates, piscinas de natação (inclusive em clubes e condomínios), entre outros estabelecimentos de esportes individuais. Academias que ensinam técnicas de lutas, façam atividades de alongamento e outras práticas que exigem contato físico seguem proibidas.
Leia mais
Academias de Caxias do Sul poderão voltar a funcionar na quarta-feira
Academias amanhecem fechadas após decreto para combater o coronavírus em Caxias
Clubes de Caxias do Sul cancelam atividades para evitar avanço do coronavírus
Além do distanciamento, o documento determina que as academias funcionem com apenas um aluno a cada 16 metros quadrados. Os treinos deverão ser agendados e as aulas deverão ter duração de 45 minutos, com 15 minutos de intervalo entre uma outra. Todos os frequentadores deverão passar por medição de febre ao entrar no estabelecimento. Caso não haja termômetro infravermelho, a verificação poderá se basear no relato do aluno.
Os equipamentos e superfícies de toque deverão ser higienizadas no intervalo de cada utilização, além de ser obrigatória a utilização de máscaras por alunos e funcionários. Esteiras e equipamentos aeróbicos poderão ser utilizadas somente de forma intercalada, com distanciamento lateral de dois metros. Elas também não poderão estar voltadas para áreas de circulação. O decreto também obriga a adoção de práticas de higiene muitas vezes já seguidas, como disponibilização de álcool gel e uso de toalha.
A prática de natação também deverá seguir regras de distanciamento: as raias deverão ser utilizadas de forma intercalada, com distância mínima de dois metros. Já nas aulas de hidroginástica e hidroterapia, os participantes devem manter uma distância de quatro metros. Fica obrigatório ainda o uso de chinelos e a limpeza frequente das escadas de acesso às piscinas.
O decreto proíbe ainda a utilização de áreas de banho do estabelecimento, que deverão ficar isoladas, assim como os bebedouros. Integrantes do grupo de risco para a covid-19 não poderão ser aceitos nos treinos e os funcionários que apresentarem sintomas da doença deverão ser imediatamente afastados.
Segundo o secretário do Urbanismo, João Uez, as regras foram definidas com base no que foi aplicado em outros municípios do Estado e também em outras regiões do mundo. Entre academias e estúdios de pilates, Caxias do Sul tem atualmente cerca de 320 estabelecimentos. Ainda assim, a fiscalização será realizada por meio de visitas e por denúncias dos próprios frequentadores.
— A fiscalização será pela Secretaria do Urbanismo, mas também pela Secretaria da Saúde, com a Vigilância Sanitária, que analisará todas as questões de saúde e epidemiológicas, caso venha denúncia. E mesmo não tendo denúncia se farão visitas pontuais — explica o secretário, que estima que a equipe sanitária tenha 10 servidores.
O decreto não alterou a situação das academias ao ar livre ou de quadras de esportes, que permanecem fechadas. Exercícios em quadras de areia também não foram liberados.
Denúncias podem ser encaminhadas pelo Alô Caxias, no telefone 156 e esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail decreto@caxias.rs.gov.br.