A Randon Implementos aumentou a capacidade e produtividade da planta instalada no bairro Interlagos, sem aumento da área construída no complexo industrial. Com otimização de recursos de alta tecnologia e conceito de indústria 4.0, ocupando o mesmo espaço físico, a empresa agora está habilitada a fabricar até 130 implementos por dia.
A média anterior de 100 produtos/dia foi elevada também por conta de outras providências, como o sistema de pintura e-coat acrílico de peças (processo de pintura por eletrodeposição), da segunda linha de montagem e pintura em Araraquara, da linha adicional de basculantes em Caxias do Sul e da nova linha de furgão em Chapecó.
A inovação responsável pelo salto de competitividade e produtividade, um sistema de armazenamento automático e corte integrado das chapas de aço, foi apresentada nesta terça-feira (28/01) na presença de representantes da Diretoria das Empresas Randon, funcionários e toda a Rede de Distribuidores Randon.
O projeto é considerado único dentro do grande plano global da Randon Implementos de ampliação de capacidade _ iniciado em 2018 e com conclusão em 2020. Somente na estamparia, o investimento aproxima-se dos R$ 30 milhões. A estamparia é uma das linhas na fábrica responsável pela transformação de chapas planas de aço em peças para a montagem de implementos rodoviários e veículos especiais.
A reorganização interna resultou em um layout otimizado e mais funcional.
_ Um dos maiores desafios para o crescimento da empresa era a disponibilidade de espaço físico para expansão. No mesmo espaço físico de antes, contamos agora com um sistema que nos torna três vezes mais rápidos, ou seja, ampliamos a nossa produtividade. E ainda fomos capazes de deixar mais área livre para futuras ampliações _ descreve o COO da divisão montadora das Empresas Randon, Alexandre Gazzi.
O novo warehouse (armazém) dispõe de 815 posições de estocagem (para cerca de uma semana de produção) e mais 17 estações de processamento, com uma capacidade de trabalho que chega a 280 toneladas por dia, em 2,5 mil m2 de área.
Mesmo diante de um robusto sistema automatizado de última geração para elevar a produtividade, a intenção é da companhia é manter os atuais postos de trabalho.