Caxias do Sul conta com 10 restaurantes cadastrados no Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh) como orgânicos e veganos. No entanto é possível observar que muitos outros – mesmo não se classificando como orgânicos – buscam fornecedores do setor para oferecer comida saudável. O restaurante Trigais, é um exemplo de que o negócio pode dar certo.
Leia também:
Alimentos orgânicos tiveram crescimento de 20% em Caxias do Sul
Reduzir o preço dos orgânicos é um desafio
Produção de mirtilo em Caxias ganha espaço na produção de alimentos saudáveis
A proprietária Margarete Rossa, 57, é uma consumidora fervorosa. Assumiu o negócio em 2002 e foi transformando as refeições convencionais em orgânicas e veganas. Hoje, o espaço com capacidade para 50 pessoas lota todos os dias.
— Este negócio é como se fosse meu filho. Trato com carinho e amor —sustenta Margarete.
Ela também garante que não tem mais volta e que os orgânicos chegaram para ficar.
— Quem adere à mudança, não volta atrás. Se torna uma filosofia de vida.
Franquias de orgânicos conquistam espaço no mercado
Não há dados sobre o número de estabelecimentos que comercializam produtos naturais em Caxias do Sul. Mas em um breve passeio pelo centro da cidade é possível constatar que eles multiplicam a cada ano.
Um segmento que ganhou força foram as franquias. Há 10 anos, este mercado cresce sem parar e movimenta mais de R$ 93 bilhões por ano só no Brasil.
O movimento ganhou impulso por conta da maior procura pela vida saudável e longevidade por parte das pessoas, seja fazendo exercícios de rotina, praticando esportes ou apenas para ter mesmo um hábito alimentar que previna doenças e problemas de saúde.
A Divina Terra é um dos negócios do setor que está dando certo em Caxias do Sul. A franquia é uma marca gaúcha com cerca de 30 lojas espalhadas pelo Rio Grande do Sul e que já avança para outros Estados. Instalada na cidade desde 2018, conta com uma clientela fiel que busca nos mais de 10 mil itens expostos uma forma de vida mais saudável.
— Temos uma loja completa, desde grãos a granel até produtos embalados e suplementos — explica a supervisora Marilene Fiametti.
Ela garante que o nicho de franquias neste segmento é muito forte e que chegou para ficar.