Oito municípios da região já decretaram situação de emergência em função da estiagem no Rio Grande do Sul. Montauri e Guabiju são os mais recentes na lista da Defesa Civil estadual, atualizada pela última vez na quarta-feira (22).
Os outros municípios da região que já decretaram emergência são Nova Bassano, São Valentim do Sul, Santa Tereza, Muitos Capões, Paraí e Casca. Um dos mais impactados é Muitos Capões, onde os prejuízos foram calculados em R$ 124,13 milhões, o que corresponde a cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do município, índice que representa a soma de tudo o que é produzido no período de um ano.
Também há outros municípios próximos, entre a Serra e o Norte do Rio Grande do Sul, que tiveram a situação de emergência decretada, entre eles São Domingos do Sul, Vanini e Gentil. No Estado, 81 municípios encaminharam decretos, o que corresponde a 16% dos 497 municípios gaúchos; outros 11 informaram à Defesa Civil prejuízos causados pela falta de chuvas e poderão ter decretos de emergência assinados em breve.