Em reunião na manhã desta quinta-feira (23), o governador Eduardo Leite (PSDB) reiterou à prefeitura de Caxias o interesse do Estado em participar mais ativamente do desenvolvimento e execução do projeto do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, que será implantado no distrito de Vila Oliva, interior de Caxias. O encontro se sucedeu após recente sinalização do governo em assumir o pagamento das indenizações das áreas localizadas no terreno do futuro aeroporto. O governo chegou a mencionar a possibilidade de requerer uma outorga conjunta entre Estado e município.
Em nota sobre a reunião, o Estado informou que um encontro nas próximas semanas em Brasília é que redefinirá o papel dos governos federal, estadual e municipal no projeto. O comunicado também reitera a intenção do governo do Estado em bancar o valor referente às desapropriações da área. A questão das indenizações, entretanto, já estava bastante avançada junto ao governo municipal, que obtém, inclusive, autorização da Câmara de Vereadores para contrair empréstimo de R$ 30 milhões para viabilizar essas desapropriações.
Além do prefeito e do governador Eduardo Leite, participaram da reunião o vice-prefeito Elói Frizzo, o presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Daneluz (PDT), a vereadora Paula Ioris (PSDB), o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Kuiava, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul; Ivanir Gasparin e empresários. Por parte do Estado, estiveram presentes os secretários de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal; de Logística e Transportes, e Juvir Costella (Logística e Transportes) e de Parcerias, Bruno Vanuzzi.
Leia também
Após sofrer por anos com fungo, pesquisas apontam alternativas para resgatar cultivo de kiwi em Farroupilha
Safra da maçã deverá ser maior nos Campos de Cima da Serra em 2020, mas com frutas menores
Material escolar está 8% mais caro