Com a retomada da economia, as vendas de Natal devem somar R$ 60 bilhões no país, resultando na abertura de 91 mil vagas temporárias de trabalho no país. É o maior índice desde 2014,segundo números da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Em Caxias do Sul,são esperadas 500 delas, conforme projeção técnica da Câmara de Dirigentes Lojistas. Os segmentos mais promissores são os de vestuário, híper e supermercados.
Para conquistar um espaço no mercado de trabalho, o bom desempenho deve estar presente desde a etapa de recrutamento e seleção. Demonstrar interesse e aptidão é uma boa forma de começar, mas ainda não resume tudo o que é necessário para se obter uma vaga. A gestora de educação do Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac), Flávia Teixeira, lista cinco dicas para tornar a vaga temporária em um emprego permanente para o próximo ano.
Faça um currículo atrativo
É a primeira impressão que um recrutador terá sobre a sua imagem. Mantenha as informações bem organizadas. Para se diferenciar em um mercado competitivo, é imprescindível investir em qualificação profissional. Então, o candidato capacitado sairá na frente. Habilidades como fluência em outro idioma e domínio nas tecnologias de informática são competências atraentes. Informe as suas três últimas experiências profissionais. Caso você ainda não tenha, crie um tópico com suas habilidades (proatividade, fácil aprendizado e boa comunicação) e mencione no objetivo o grande interesse em entrar no mercado de trabalho.
Procure vagas no lugar certo
Antes de se candidatar, analise se o seu perfil é compatível com a empresa e a função que será desempenhada. No desespero, as pessoas acabam disparando currículos para oportunidades que não se encaixam. As vagas temporárias não exigem requisitos pomposos do candidato. A liberdade para descobrir novas áreas e se desenvolver profissionalmente é muito maior. Avalie suas características e analise em quais funções você gostaria de trabalhar.
Destaque-se no processo seletivo
Ao falar sobre suas vivências e características profissionais, seja transparente. A firmeza e a sinceridade cativam e possibilitam construir uma relação de confiança. A disposição em vestir a camisa da empresa e perguntar sobre a vaga e o ambiente de trabalho reforçam o seu interesse em fazer parte daquele time. Esteja preparado para falar sobre você, seu planejamento para o futuro e suas conquistas.
Seja proativo
Tanto nas empresas de pequeno como nas de grande porte, no período natalino os clientes pipocam. Esteja preparado para fazer hora extra, lidar com pessoas apressadas e explorar suas habilidades para abraçar outras atividades. O funcionário temporário é contratado justamente para fornecer apoio e deve estar preparado para os imprevistos. Nesse período, o foco e as boas atitudes são seus principais aliados. Lembre-se: a desenvoltura com os clientes e colegas é analisada constantemente. Boas ações podem render uma efetivação no futuro.
Tenha compromisso
Independentemente do segmento, o cliente tem um único desejo: ser bem atendido. Levando em conta que a maior parte das vagas é destinada ao comércio, prestar um atendimento ao cliente com excelência é pré-requisito para quem pretende se lançar no mercado de trabalho no fim de ano. A simpatia, o sorriso no rosto e a disposição em ajudar encantarão o público – e, claro, o supervisor. Assim, dedique-se para entregar o seu melhor. Pontualidade, boa apresentação pessoal e paciência também são características que fazem parte do combo.