A projeção de vendas de Natal e Ano-Novo nos supermercados caxienses é otimista. O Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros) espera um aumento entre 8,5% e 9% em comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa é baseada no número da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), divulgado na semana passada — o estudo encomendado pela entidade ao Instituto Segmento Pesquisas prospectou crescimento de 9,5%.
O recuo do governo no Estado na forma de pagamento do IPVA, mantendo a possibilidade de parcelamento do imposto, é um dos fatores que deve contribuir de forma positiva nas vendas de final de ano. Se o plano inicial de quitação em cota única em janeiro fosse implantado, varejo acabaria prejudicado, já que, tradicionalmente, os supermercados absorvem cerca de 20% do 13º salário dos consumidores.
— Com o parcelamento mantido, vai sobrar mais dinheiro e o pessoal vai gastar mais — espera Eduardo Slomp, presidente do Sindigêneros.
Conforme o dirigente e proprietários de mercados em Caxias, o período é de boas vendas, logicamente, para aves natalinas e espumantes. Mas não apenas isso. Chocolates, assim como na Páscoa, têm boa saída, sendo uma opção, inclusive, de presente. O açougue tem bom movimento, já que muitas famílias optam por churrasco no Natal e Ano-Novo. Além disso, bebidas como cerveja vendem bastante por conta do calor que faz nessa época do ano.
— Pessoalmente, estou contente se vender o que vendeu no ano passado (quando o crescimento em relação a 2018 foi de cerca de 7%). Vendemos muita carne e bebidas — diz Slomp.
Ainda conforme Agas também aponta a ocorrência das festa em dias da semana (Natal e Ano-Novo caem na quarta-feira) como fator decisivo para o crescimento das vendas neste ano. O calendário permite que o consumidor fracione as compras, ou seja, visite o súper mais de uma vez. Ele deve ir ao mercado no final de semana e retornar na véspera da data comemorativa. Segundo estimativa da Agas, os mercados deverão receber cerca de R$ 2,8 bilhões advindos do 13º salário.
O QUE MAIS VENDE
Aves natalinas
Bombons
Espumantes
Lentilha
Bebidas
Presentes
PESQUISA DA AGAS
> 200 consumidores maiores de 16 anos, de ambos os sexos e de todas as faixas de renda foram ouvidos.
> Levantamento foi realizado entre os dias 4 e 13 de outubro.
> Entrevistados foram questionados sobre projeções de gastos e expectativas de compras durante o período festivo.
> 20 empresários do ramo supermercadista de todo o Estado foram entrevistados também.
> Pesquisa também mostra que os preços de itens típicos de Natal e Réveillon estão, em média, 8,5% superiores aos praticados nas festas de 2018
> 90% dos supermercados farão promoções especiais ao longo de dezembro.