O encontro da cúpula do Mercosul, que será realizado em Bento Gonçalves entre 1º e 6 de dezembro, pode gerar a internacionalização temporária do aeroporto de Caxias do Sul para receber as comitivas dos países latino-americanos participantes do evento. A informação é do diretor do Aeroporto Hugo Cantergiani, Maurício D’Avila.
Atualmente, a administração do aeroporto trata com o Itamaraty a possibilidade de pouso de aeronaves presidenciais em Caxias. Uma reunião deve acontecer na próxima semana para analisar a viabilidade da medida. A intenção é que as delegações cheguem em Caxias do Sul e se dirijam por via terrestre a Bento – a distância entre os dois municípios é de 44 quilômetros. Já o percurso entre Bento Gonçalves e Porto Alegre, onde está o aeroporto internacional mais próximo, o Salgado Filho, é de 122 quilômetros.
— Precisaríamos nos adequar a diversas normas internacionais para receber as aeronaves estrangeiras — explica D’Avila, acrescentando que a data provável para o encontro com o Itamaraty para tratar do tema é a próxima quarta-feira, dia 20.