Representantes do setor público, do meio acadêmico, da sociedade e do setor empresarial de toda a Serra começam a elaborar nesta quarta-feira (23) ações capazes de fomentar a inovação na região. O encontro, que ocorre às 14h no Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), integra o Inova RS. O programa, lançado pelo governo do Estado em agosto, prevê a criação de parcerias estratégicas para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras em oito regiões do Estado. Na área que engloba Serra e Hortênsias, o projeto foi lançado oficialmente no início deste mês, durante a Mercopar.
Leia mais
Projeto Hélice apresenta resultados de primeira etapa e anuncia novos parceiros
Empresas da Serra apresentam projeto conjunto de inovação
De acordo com Daniel Ely, que está à frente do Inova RS na Serra e preside o Movimento Hélice, que reúne algumas das principais empresas da região na busca por ações inovadoras, este primeiro encontro vai servir para definir os integrantes de dois comitês, um técnico e outro estratégico. Os grupos serão formados por representantes dos quatro setores envolvidos com atuação em toda a região.
O comitê estratégico, conforme Ely, será responsável por definir diretrizes de trabalho e avaliar projetos, entre outras ações. Já o comitê técnico ficará responsável pelas ações em si e será formado com base nas competências e nos projetos prioritários da região. Entre os integrantes desse grupo, por exemplo, estão três bolsistas que serão selecionados pelo governo do Estado para se dedicarem exclusivamente ao projeto. O edital de seleção tem previsão de ser lançado em março. Até lá, de acordo com Ely, os comitês formados nesta quarta-feira irão elaborar o cronograma e o plano de trabalho.
Os participantes do projeto também devem propor a criação de uma mesa diretora composta por grandes empresários da região que se encontrariam duas vezes por ano. O objetivo é reunir pessoas com trânsito junto ao poder público para agilizar trâmites burocráticos.
— É um movimento que faz com que todos esses atores comecem a trabalhar de forma colaborativa. Já é um grande desafio juntar e ter todas essas empresas trabalhando em prol da inovação para fazer nossa região mais atrativa para investimentos — destaca Ely.
O Inova RS em como objetivo a transformação do Rio Grande do Sul em uma referência mundial em inovação até 2030. Embora tenha sido proposto e conte com a participação do Estado, os projetos a serem incentivados serão desenvolvidos pela iniciativa privada.