A Marcopolo anunciou nesta quarta-feira (16) a criação de uma divisão de inovação voltada para o futuro da mobilidade, a Marcopolo Next. A iniciativa é focada nos vetores futuros de crescimento da organização, que incluem novos sistemas e serviços de mobilidade. A divisão surge com o conceito de company builder, ou seja, de construir startups e lançar novos negócios. Ela atuará na gestão da inovação do grupo e seus desdobramentos na cultura organizacional, além de fazer a conexão do negócio atual com o futuro da companhia.
A Marcopolo Next terá foco global e deverá lançar olhar para novos modais e negócios além do core business. Entretanto, muitos sistemas poderão estar embarcados nos ônibus, como serviços envolvendo inteligência artificial e sensoriamento. A intenção é atrair as novas gerações e os usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva e diminuir o tempo e o custo dos deslocamentos.
Os recursos para a nova divisão virão da Marcopolo Ventures e Capital, criada especialmente para atender à nova demanda. A Marcopolo Next terá equipes em hubs (polos de inovação) em Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo. Também contará com postos avançados no Exterior.
Alguns projetos já estão em andamento – a maioria se encontra nas fases de Prova de Conceito e Mínimo Produto Viável. As próximas etapas da incluirão estruturação do portfólio, estruturas físicas e implantação de metodologias ágeis a serviço da mobilidade.
— É importante para o futuro da mobilidade e uma oportunidade de estruturar parcerias. Estamos nos preparando com soluções — diz Petras Amaral, Head de Inovação da Marcopolo SA e responsável pela Marcopolo Next.
Em 2018, a Marcopolo registrou receita líquida consolidada de R$ 4,197 bilhões, crescimento de 45,9% em relação a 2017.