O empresário Ivanir Gasparin foi reeleito presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul para a gestão 2020-2021. A assembleia do Colégio Eleitoral foi realizada nesta quarta-feira (23). Apenas a chapa de Gasparin concorria à presidência. A posse oficial ocorre em 16 de dezembro e a gestão se inicia em 1° de janeiro.
No segundo mandato frente a uma das principais entidades de Caxias, Gasparin fundamenta no aumento do número de associados o reconhecimento obtido nos quase dois anos que completa na função. Atualmente, a entidade possui em torno de 1,3 mil empresas associadas.
— Nesse tempo, aumentamos cerca de 300 associados, ou seja, quase 30% a mais. Isso demonstra como temos sido ativos. Muitas vezes, chama a atenção nossa participação em assuntos de maior projeção pública, mas atuamos muito no dia a dia, resolvendo pequenos problemas dos empresários — afirma o presidente da CIC.
Junto com ele, foram reeleitos Mauro Bellini na vice-presidência de Indústria; Jaime Andreazza na vice-presidência do Comércio; e Maristela Chiappin na vice-presidência de Serviços.
Para o próximo mandato, Gasparin reafirma as bandeiras da entidade por melhorias na infraestrutura, mas também ressalta compromisso em oferecer capacitação constante de empresários, especialmente por meio das tradicionais reuniões-almoço.
— Queremos transformar a CIC do analógico para o digital, por meio de nossas palestras e cursos. Colocar aos associados as oportunidades do mundo tecnológico e também as ameaças de que, se não mudarem, vão ser ultrapassados numa rapidez muito grande — defende.
A CIC foi undada em 8 de julho de 1901. Com 118 anos, é uma das principais entidades de classe do Rio Grande do Sul e conglomera atualmente 24 sindicatos representativos dos três setores econômicos da cidade, que abrangem cerca de 30 mil empresas.
A chapa de Gasparin foi eleita por unanimidade. O colégio eleitoral da assembleia é formado por 73 membros, dos quais 53 votaram, todos favoráveis à reeleição.
"Faremos as cobranças necessárias"
Nos dois anos que completa no final de 2019, a gestão de Ivanir Gasparin foi marcada por enfrentamentos à prefeitura de Caxias. Embora integrantes da entidade tenham manifestado apoio a Daniel Guerra (Republicanos) ainda no período eleitoral, e também durante o mandato, a partir do momento em que ele assumiu o governo, a relação entre o poder público e a entidade se deteriorou. Desde maio de 2018, quando Gasparin se pronunciou publicamente pela primeira vez em tom crítico à prefeitura, tornaram-se recorrentes manifestações e posicionamentos contrários da entidade em relação a decisões da administração.
Embora Gasparin reafirme que estatutariamente a entidade não se envolve com política, especialmente em âmbito eleitoral, ressalta que o seu próximo mandato fará as cobranças "necessárias". Ainda assim, segundo o empresário, a ideia é tentar uma maior aproximação do poder público.
_ Não pode continuar tendo esse pé de guerra, essa instabilidade. Alguma coisa está errada, precisaria melhorar o ambiente institucional na cidade. Desta forma que estamos, fica ruim, não só para Caxias do Sul, mas para quem é de fora e quer investir aqui. Mas a CIC nunca vai ser oposição, e sim representação _ comenta.
No entanto, Gasparin afirma que, embora não defenda ou indique candidatos para a classe que representa, a entidade deve apresentar uma pauta de reivindicações e interesses para possíveis postulantes ao Executivo:
— Estamos elaborando uma carta do que queremos do próximo prefeito e vamos entregar para todos os candidatos.
Quem são
— Presidente _ Ivanir Gasparin, sócio- proprietário da empresa Samburá Casa de Caça e Pesca.
— Vice-presidente da Indústria _ Mauro Bellini, membro do Comitê de Estratégia Marcopolo e Presidente do Conselho de Administração do Banco Moneo.
— Vice-presidente de Comércio _ Jaime José Andreazza, diretor da rede de supermercados Andreazza.
— Vice-presidente de Serviços _ Maristela Tomasi Chiappin, proprietária e diretora-presidente da Rede de Ensino Caminho do Saber.
Principais bandeiras
Infraestrutura
:: Viabilização do Aeroporto de Vila Oliva
:: Extensão da BR-116 até Vacaria
:: Duplicação da ERS-122 até Porto Alegre
:: Extensão da Rodovia do Parque
:: Porto do Litoral Norte
Institucional
:: Mais aproximação com a prefeitura de Caxias do Sul.
:: Incentivo da exploração de novas matrizes econômicas, especialmente no turismo e inovação.
:: Elaboração de carta de revindicações de empresários para candidatos à prefeitura.
:: Articulação para avanços na regularização fundiária do município.
:: Cobrança por maior apoio institucional e logístico do poder público para realização de eventos.
Leia também
Gasolina comum em Caxias chega a R$ 3,99 o litro
"Se não tratar bem o seu pessoal, por que diabos vão tratar bem o cliente?", questiona consultor
Projeto de incentivo à inovação terá primeiras ações na Serra nesta quarta-feira