Conforme último levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Caxias do Sul conta com cerca de 84,5 mil CPFs inadimplentes. Esse número é 7,4% maior do que total registrado no final de 2018. A fatia, que representa 38% da população economicamente ativa no município (estimada em 220 mil pessoas), não favorece ninguém, nem o consumidor com nome sujo, cujo acesso ao crédito fica restrito, tampouco os setores econômicos, que acabam prejudicados ao estancar o poder aquisitivo de compradores em potencial.
A coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira, esclarece que o aumento no número de inadimplentes deu-se em parte pela mudança de política de empresas diante da recessão econômica.
– Houve um aumento de inadimplência também porque empresas que antes não negativavam passaram a negativar. Algumas tinham o costume de negativar seu cliente e faziam uma tentativa de cobrança mais amigável. Com a recessão, assaram a dar valor à sua carteira de inadimplentes – explica.
Visando oportunizar endividados a recuperar crédito, a CDL Caxias promove até 23 de dezembro o Feirão Limpa Nome SPC. A ação busca facilitar a negociação de pendências de consumidores com o comércio. Juros e multas são isentos. Embora a entidade já realize rotineiramente atendimentos com esse fim, dedicou uma equipe reforçada para estimular a demanda pelo serviço.
– A ideia é fazer com que as pessoas consigam resgatar seu nome. Todo mundo gosta de comprar presente no final do ano ou começar o ano de forma diferente. Mesmo se a pessoa não queira ou não tenha dinheiro para regularizar agora, também oferecemos orientação sobre suas pendências – explica a coordenadora de SPC e Cobrança da CDL.
Essa é a segunda edição do evento. Para o feirão, mais de 400 empresas vinculadas à CDL definiram parâmetros para negociações especiais com os consumidores inadimplentes.
– Os termos já foram ajustados com as empresas, por isso, os acordos são todos feitos na CDL. Muitos têm condições especiais com desconto de até 50% do capital – complementa.
Além da possibilidade de desconto, outra alternativa oferecida é o parcelamento da dívida. Para negociar o débito, o consumidor deve ir até o balcão de atendimento da CDL. Desde o início do feirão, no dia 7, até segunda-feira (14), mais de 400 pessoas haviam encaminhado a regularização de crédito – um aumento de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado.
LIMPA NOME
Quando: até 23 de dezembro de 2019
Atendimento: das 8h às 11h50min e das 13h10mon às 18h.
Local: Palácio do Comércio – Rua Sinimbu, 1.415, Centro.
Telefone: (54) 3209-9993.