Conhecida como Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo, Nova Petrópolis deixa, aos poucos, de ser apenas uma cidade de passagem para se tornar parada obrigatória para quem visita as Hortênsias. O pequeno município, com pouco mais de 21 mil habitantes, tem apostado em um calendário de eventos para atrair visitantes. A ação faz parte de um planejamento da administração municipal para os próximos 30 anos.
Leia mais
Nas Hortênsias: Caxias do Sul tem o desafio de se integrar à região onde turismo está consolidado
Nas Hortênsias: Polo da região, Gramado é feita para o turista
Nas Hortênsias: Canela faz novas apostas
— Estamos criando políticas para que os turistas fiquem aqui. Encerramos um evento e já começamos outro — diz o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Paulo Roberto Staudt, destacando que quem visita Nova Petrópolis, na grande maioria, ainda é aquela pessoa que retorna para sua cidade no mesmo dia.
Agora, por exemplo, a cidade vive o Festival da Primavera, evento que começou na última sexta-feira e segue até o dia 29. Antes, estava envolvida no Festival Cultural e Gastronômico, que se encerrou no dia 8. Em novembro, já começa o Natal no Jardim da Serra Gaúcha.
A sequência de eventos, aliada aos atrativos do município, movimenta os estabelecimentos comerciais como o café de Marcia Ribas, 48 anos. Com localização privilegiada, junto à Rua Coberta, o espaço, que completou três anos na última quinta-feira, está sempre cheio.
— Sempre tem algo na praça. O Chocofest (em Nova Petrópolis) foi ótimo. E o Natal Luz, em Gramado, movimenta muito aqui. Como lota, o pessoal está vindo para cá, porque querem tranquilidade. É a melhor época do ano (a do Natal). O Festival de Folclore também — comemora Marcia, que deixou Porto Alegre para empreender nas Hortênsias.
A estimativa da prefeitura é de receber 3 milhões a 3,5 milhões de turistas por ano na cidade. O turismo já representa 40% da economia de Nova Petrópolis.