A partir desta terça-feira (16) começa a funcionar o cadastro para bloqueio das chamadas de telemarketing de empresas de telecomunicações para quem quiser evitar essas ligações.
O site Cadastro Nacional Não Me Perturbe vai receber o cadastro de telefones de quem não quiser chamadas das empresas Algar, Claro, Oi, Nextel, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. As companhias firmaram um acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para não contatarem com proposta de venda os telefones informados.
No Rio Grande do Sul, os consumidores também podem realizar bloqueio de ligações indesejadas no site do Procon-RS. O serviço Bloqueio de Telemarketing permite o cadastro de até três linhas por usuário para impedir chamadas do gênero. O bloqueio ocorre até 30 dias após o pedido, que é gratuito.
Saiba como entrar no Cadastro Nacional Não Me Perturbe:
- Nesta terça (16), entra no ar o portal do Cadastro Nacional Não Me Perturbe: www.naomeperturbe.com.br
- No site, o cliente fará a inclusão de seu número no cadastro e poderá escolher a operadora ou o tipo de serviço sobre o qual não quer receber ligações.
- Na lista, estão serviços de telefonia fixa, celular, internet e TV por assinatura.
- Para fazer isso, terá de informar nome completo, CPF e e-mail para criar um login e senha de acesso, explica o SindiTelebrasil, sindicato que reúne as empresas do setor.
- Após a solicitação para inclusão de telefone na lista, há um prazo de 30 dias para a realização do bloqueio.
- A empresa que desrespeitar a lista pode receber multa com valor de até R$ 50 milhões.
- Reclamações de consumidores devem ser feitas pela central telefônica da Anatel, no número 1331.