A Visão, Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias, quer saber os motivos que levaram a prefeitura de Caxias do Sul a solicitar a inclusão no roteiro turístico. Um ofício foi encaminhado nesta quarta-feira (3) à secretária do Turismo, Renata Carraro, solicitando mais informações sobre a demanda.
Leia mais
Prefeitura de Gramado não apoia entrada de Caxias do Sul na Região das Hortênsias
Mudança de Caxias da Região Uva e Vinho para as Hortênsias deve ser oficializada neste ano
No documento, enviado com cópia para as prefeituras de Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, a entidade pede que não somente Renata, mas os demais secretários que participaram do encontro que concordou com o pedido de Caxias exponham as razões do pleito. "Temos certeza que a intenção deve estar fundamentada em boas iniciativas por parte dos secretários, porém necessita de entendimento e participação da sociedade civil com suas instituições", diz o ofício.
Para o presidente da Visão, Pedro Andreis, uma decisão como essa não poderia ter sido tomada sem a consulta às entidades do setor. Em uma pesquisa com os envolvidos diretamente com o turismo na região, a agência identificou que não há, em um primeiro momento, concordância com a inclusão de Caxias. Por isso, o pedido de esclarecimentos.
— Para estar em uma região turística tem de estar muito bem preparado — destaca Andreis, acrescentando que Caxias não tem o perfil dos municípios que compõem as Hortênsias.
A entidade agora aguarda o retorno da prefeitura de Caxias do Sul. A partir das respostas, a Visão irá contatar novamente o trade turístico.
— Precisa partir de uma construção, não vir de cima para baixo — finaliza Andreis.
Além da Visão, assinam o documento 11 entidades, incluindo a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul e o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria — Região Uva e Vinho, o Segh. A CIC de Caxias, aliás, já criticou publicamente o pedido de inclusão. Na reunião-almoço de segunda-feira (1), Ivanir Gasparin, presidente da CIC, disse que a iniciativa deveria ter sido amplamente discutida com a comunidade.
Gramado é contrária
O pedido para que Caxias do Sul deixe de pertencer da Região Uva e Vinho e passe para a Região das Hortênsias foi discutido em uma reunião de secretários e levado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Rio Grande do Sul. A pasta do Governo do Estado é responsável por agrupar a documentação de todas as regiões e remeter ao Ministério do Turismo, que, em agosto, publicará portaria com a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021.
Durante a reunião dos secretários, Gramado se manifestou contrariamente à inclusão de Caxias no roteiro, mas foi voto vencido, segundo ele.
Quem assina o ofício
Visão Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias
Associação Comercial e Industrial de Canela (ACIC)
Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp)
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Hortênsias (Abrasel)
Associação de Chocolateiros de Gramado (Achoco)
Associação Gramadense da Construção Civil de Gramado
Canela Convention e Visitors Bureau
CDL de Gramado
CIC de Caxias do Sul
Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias (SindiTur Serra Gaúcha)
Sindicato dos Lojistas da Região das Hortênsias (Sindilojas Região das Hortênsias)
Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh)