Foi deflagrada, no início desta semana pela Receita Estadual, a Operação Stannum para combater a sonegação de ICMS em empresas do setor metalmecânico. As operações investigadas totalizam mais de R$ 124 milhões e envolvem empresa da Serra.
A ação é coordenada pela Delegacia da Receita Estadual de Caxias do Sul (3ª DRE) e conta com a participação de sete auditores fiscais, dois técnicos tributários e um policial militar. Os trabalhos investigativos apontam para simulação de operações com o objetivo de sonegar o ICMS. Para obter evidências que comprovem os indícios digitalmente apurados, foi realizada, nesta segunda (1), uma ação de busca e apreensão de provas e documentos em uma empresa de Caxias do Sul, conforme o titular da delegacia, Magno Friedrich.
_ O material ainda está sendo analisado, mas os indícios são consistentes. A empresa fazia transferência fictícias de materiais. Vinha emitindo nota de outro Estado, mas a mercadoria não chegava ao Rio Grande do Sul _ exemplifica o delegado.
O nome da operação, Stannum, faz alusão ao metal conhecido como estanho, largamente utilizado pelas indústrias do ramo metalmecânico, como na solda e no revestimento de produtos de metal.
O nome da empresa alvo de busca e apreensão não é divulgado porque ainda está sendo investigada. A Receita Estadual informou também que programa, para os próximos meses, outras operações em diversos setores da economia.