O casal Antonieta e Nelso Cavalli resolveu ouvir os conselhos de amigos e transformar em negócio a produção de chimias da família. No próximo dia 9, às 15h30min, os dois inauguram a D'Cavalli, em São Gotardo de Flores da Cunha. É a nona agroindústria do município.
— Sempre fizemos e vendíamos para os conhecidos, que diziam "por que vocês não fazem para vender de verdade?" — conta Antonieta.
Há um ano, começaram a pensar seriamente na possibilidade. Antonieta fez cursos de boas práticas e de processamento de frutas na Emater de Fazenda Souza, em Caxias, e agora estão viabilizando o empreendimento, que teve investimento de R$ 20 mil.
A D'Cavalli produz doces e chimias de uva, goiaba, pêssego, figo e abóbora. Os vidros de 700 ml são vendidos em mercados de Flores da Cunha.
A pequena empresa já está cadastrada no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (PEAF) e contou com o auxílio no projeto da Secretaria de Agricultura e da Emater.
Conforme a prefeitura de Flores, o município auxilia a criação de novos empreendimentos com o subsídio de 100% de terraplenagem, até 30 horas, além dos serviços já oferecidos para os demais produtores rurais, como patrolamento e cascalhamento. A Secretaria da Agricultura também auxilia na elaboração do projeto técnico, juntamente com a equipe da Emater.
Outras seis agroindústrias estão em fase de execução e planejamento.