A reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul da segunda-feira (8) será especial. Três empresas e uma entidade assistencial serão agraciadas com o Troféu Ítalo Victor Bersani. Entre elas, a Maria Santa Bijuterias Finas, que será homenageada na categoria Indústria.
Há 20 anos no mercado, a Maria Santa é uma das maiores fabricantes de bijuterias finas do Brasil. Produz acessórios femininos como brincos, pulseiras, colares, broches, chaveiros e anéis.
— Só a indicação ao prêmio já seria motivo de orgulho — comemora Flávio Massoni, proprietário da Maria Santa, ao lado de Sirlei Sonda Massoni.
Desde janeiro de 2018, a empresa exporta para Europa, Estados Unidos, Austrália e África do Sul. Há planos de expansão, com a abertura, até o final deste ano, de uma loja própria junto à fábrica, na Avenida Rossetti.
— É bom se relacionar mais diretamente com a consumidora. Passamos por vários momentos, os dois últimos anos não foram fáceis e agora é hora de um novo plantio, o mercado mudou — acredita Flávio.
Além da Maria Santa, serão reconhecidas a Pioner Joalheria e Ótica, na categoria Comércio, e a Fedrizzi Seguros, na categoria Serviços. A Associação Criança Feliz receberá menção honrosa.
Os nomes foram escolhidos pelas empresas associadas à CIC e pelos sindicatos patronais. Essa é a 12ª edição do troféu. O prêmio homenageia Ítalo Victor Bersani, fundador e primeiro presidente da então Associação dos Comerciantes de Caxias criada em 8 de julho de 1901. A entidade deu origem à CIC. O troféu, desenvolvido pela artista plástica caxiense Dilva Conte, é entregue anualmente.
Os ex-governadores Germano Rigotto e José Ivo Sartori também serão homenageados pela CIC. Eles receberão o título de "Associado Honorário". A honraria é concedida a pessoas físicas que prestaram relevantes serviços à classe empresarial. A homenagem é proposta pelo Conselho Executivo da entidade.