Nesta segunda-feira (15), a Receita Federal depositou os valores referentes ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. Ao todo, 3,1 milhões de contribuintes receberam os recursos, que totalizam R$ 4,7 bilhões nesta etapa. Clique aqui e saiba se você está entre essas pessoas.
O lote de restituição do Imposto de Renda contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018, elevando para R$ 5 bilhões o montante total a ser liberado na próxima segunda-feira (15). Os valores de restituição para cada exercício são corrigidos pela taxa Selic.
O contribuinte também pode ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones para consultar as declarações do IRPF e a situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.