O Sindilojas de Caxias do Sul não vai desistir da demanda por mais vagas para automóveis na área central, mesmo depois que a prefeitura informou, nesta semana, que não flexibilizará estacionamento nos finais de semana na rua Sinimbu. Na semana passada, Gilmar Rossi, presidente interino da entidade, levou o pedido de liberação aos sábados a Secretaria de Trânsito e um teste foi realizado no último fim de semana.
Porém, na simulação realizada no trecho entre as ruas Coronel Flores e Dr. Montaury, a partir das 13h, o entendimento da Secretaria de Trânsito foi que a medida prejudicou o tráfego de veículos. Uma nova reunião com comerciantes para repercutir essa decisão da prefeitura, e buscar uma nova solução para atrair o comércio para o Centro da cidade, será marcada. Depois disso, a intenção da entidade é voltar a procurar a prefeitura.
Centro tumultuado ou vazio?
Gilmar Rossi também propõe uma reflexão na busca de flexibilização pela prefeitura das áreas de estacionamento. Ele acredita que é preciso bom senso para entender que no momento econômico atual, em que o comércio é um dos setores que mais enfrentam dificuldades, abrir mão da restrição de vagas em algum trecho e determinado horário pode compensar os transtornos gerados aos motoristas.
— As ruas não podem ser apenas de passagem no Centro aos finais de semanas. O que é melhor: ser um pouquinho tumultuado mas com mais gente comprando ou um centro vazio? — questiona o presidente interino do Sindilojas.