Quem circular pelo centro de Caxias do Sul, no sábado, poderá conferir uma ação do Sindilojas de conscientização contra o comércio ilegal de produtos. A campanha "Pirataria: o barato que sai caro", das 9h às 12h, será na Praça Dante Alighieri e nas principais ruas da cidade. Serão entregues à população material sobre os riscos do consumo de produtos ilegais.
O principal intuito, de acordo com Márcia Costa, diretora do Sindilojas Caxias, é motivar a reflexão por parte do consumidor para que evite consumir produtos piratas. O símbolo da ação é o "tapa-olho de pirata", que remete à teia de criminalidade que envolve o comércio ilegal.
— Essa é uma das atividades da campanha criada para promover um momento de troca de informações com os comerciantes de rua e com a comunidade — explica.
Na terça-feira, uma ação da prefeitura de Caxias do Sul, realizada por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), apreendeu 820 produtos que estavam sendo comercializados de forma ilegal no centro da cidade. Entre os produtos apreendidos estão itens como meias, anéis, brincos, colares, carregadores de celular e fones de ouvidos. Na sexta-feira (7) e na segunda-feira (10), a fiscalização também apreendeu 82 maços de flores que eram vendidos de forma ilegal.