Entidades de classe, empresas e a prefeitura de Caxias do Sul lamentaram a morte de Nelson Sbabo, aos 83 anos, ocorrida noite desta quinta-feira (6). O empresário tratava um linfoma e estava hospitalizado desde o dia 1º de maio.
Leia mais
"Ele ainda queria fazer muita coisa", diz filha de Nelson Sbabo, morto em Caxias
Morre aos 83 anos o empresário Nelson Sbabo
Despedida ao empresário Nelson Sbabo ocorre nesta sexta-feira em Caxias
Conheça a história do padrinho da Rota do Sol, Nelson Sbabo
Em nota publicada na manhã desta sexta-feira (7), a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) afirmou que Sbabo "engajava a todos com sua personalidade afável, elegante e discreta, ao mesmo tempo em que se mostrava determinado e altruísta". A nota diz ainda que o presidente da entidade, no período de 2016 a 2017, tinha um "amor incondicional pela CIC e pela cidade" e "era um verdadeiro embaixador de Caxias e região". Além de presidente, o empresário também ocupou o cargo de vice-presidente de Comércio e de diretor de Infraestrutura e Política Urbana da entidade. Foi por meio da CIC que Sbabo se destacou por liderar mobilizações pelo desenvolvimento da infraestrutura da região. Entre os destaques estão a conclusão da Rota do Sol e o engajamento pela construção do aeroporto de Vila Oliva.
O prefeito Daniel Guerra (PRB) também lamentou a morte de Sbabo. Em nota, lembrou a trajetória do empresário e disse que "é uma grande perda para Caxias do Sul. Um empresário com uma trajetória significativa, que deixará saudades, mas também deixa seu legado, como a luta pela Rota do Sol".
O Círculo Operadora Integrada de Saúde, em que Sbabo era o presidente do Conselho de Administração, também divulgou nota informando "com profundo pesar" o falecimento do empresário. O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) disse, em comunicado, que "se solidariza com familiares e colaboradores deste que foi sempre um incansável batalhador pelo progresso e a prosperidade de Caxias do Sul e de toda região".
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) lembrou os esforços de Sbabo pela conclusão da Rota do Sol e afirmou que o empresário foi "incansável" na luta pelo crescimento econômico e social de Caxias e região. "É um momento muito triste para todos nós a morte do amigo e empresário Nelson Sbabo. Seu legado exemplar de vida e trabalho ficará marcado para sempre em nosso meio", disse em nota o presidente da entidade, Reomar Slaviero.
Já o Sindilojas destacou que a perda de Sbabo é "inestimável" e que ele "contribuiu para a prosperidade de nossa cidade". A entidade também lembrou que o empresário era fundador da Formolo Materiais para Construção e da Formolo Madeiras e "empreendedor que se destacou pela dedicação, entrega e comprometimento em prol do crescimento econômico em nossa região".
O presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Cassina (PTB), também divulgou nota de pesar afirmando que "sentiremos muito sua falta e, agora, vamos lembrá-lo pelo vigor com que abraçava essas causas". Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) disse que Sbabo "mostrou-se líder, visionário e personalidade querida em todo município".
O velório de Nelson Sbabo ocorre na capela A do Memorial São José, em Caxias do Sul, até as 18h. Em seguida, o corpo seguirá para o Memorial Crematório São José.