Vinte e um trabalhadores da metalúrgica Fundifar, de Farroupilha, foram reintegrados à empresa na última quarta-feira após Petição de Acordo registrada na Vara do Trabalho de Farroupilha. Eles haviam sido demitidos no dia 6 de maio. Na ocasião, segundo informa o Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região, a metalúrgica comunicou não ter recursos para pagar os funcionários e orientou que eles buscassem os direitos na Justiça.
Entre os dias 8, 9 e 10 de março, os trabalhadores — entre efetivados e demitidos — pararam as atividades da empresa. Em audiências no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em Porto Alegre, a empresa tentou negociar o parcelamento das rescisões em até 20 parcelas, o que é negado pelo sindicado.
No dia 22 de maio, a petição de acordo foi registrada na Vara do Trabalho em Farroupilha, e os demitidos reintegrados. O acordo, no entanto, ainda não foi homologado via despacho judicial.
"Ficou acertado o cancelamento das demissões da Fundifar, só podendo haver dispensa quando a empresa dispor de valores ao pagamento integral das verbas rescisórias. As partes também se comprometeram a suspender mutuamente as paralisações", informa nota do Sindicato dos Metalúrgicos.
Procurada pelo Pioneiro, a empresa preferiu não se manifestar.
Leia também
Empresários apontam cenário de "otimismo moderado" para o setor da indústria nos próximos anos em Caxias
Torres terá residencial com apartamentos que custam mais de R$ 6 milhões
"Não é apenas moradia, mas experiência de vida diferente", defende executivo de plataforma para aluguel descomplicado