A Negro Doce, chocolataria de Caxias do Sul, faturou na noite desta sexta-feira (17) a medalha de prata no Prêmio Bean to Bar Brasil 2019 com o chocolate 70% cacau. A premiação foi no Unibes Cultural, em São Paulo.
Dona da marca e responsável pela produção dos chocolates artesanais, Ana Rúbia Ruzzarin diz que foram muitos testes até chegar ao produto final, agora premiado. Segundo ela, 164 amostras competiam na categoria. Ganhar o segundo lugar é uma emoção enorme, resume.
— Colocar nossa cidade, sem tradição em chocolates, na rota do chocolate de luxo foi indescritível. É uma noite especial pra mim, minha família e todos da nossa cidade que confiam no meu trabalho. Esse prêmio também é de vocês e da nossa cidade — acrescenta.
Não é a primeira vez que Ana é premiada. No ano passado, ela ganhou bronze no mesmo prêmio, na categoria chocolate amargo (70% a 80% cacau) — premiação que foi dividida com as marcas Saramento's, de Itapema (SC), e Cacau do Céu, de Ilhéus (BA).
Ana começou a fazer chocolate bean to bar — do grão à barra — há pouco mais de um ano. A modalidade é totalmente artesanal: inclui desde a compra do cacau direto do produtor até o embalamento manual do produto final.