Com expectativa de movimentar US$ 290 milhões, começa nesta terça-feira (26), em Bento Gonçalves, a 14ª edição da Feira Internacional de Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (Fimma Brasil). Serão 380 expositores divididos em 58 mil metros quadrados de área, cerca de 20 a mais do que na última edição. Do total de expositores, 35% estarão expondo pela primeira vez, o que é uma boa notícia para quem busca novidade.
Além de contar com mais marcas, a edição deste ano terá cinco ações inéditas. Uma delas é o projeto Mobstone, que tem o objetivo de promover maior integração entre o móvel, o design e a rocha. A intenção é introduzir o elemento, usado atualmente em detalhes, na construção.
— A rocha é uma nova matéria-prima. Para o móvel ficar mais competitivo — destaca Henrique Tecchio, presidente da Fimma.
A feira terá também uma empresa dentro do Parque de Eventos de Bento. O Fábrica em Ação, iniciativa da Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis (Affemaq), irá possibilitar que os visitantes acompanhem a produção de um móvel do início ao fim. Serão de três a quatro visitas guiadas por dia.
Do total de marcas participantes na Fimma Brasil 2019, 32% são empresas de máquinas, 20% de matérias-primas, 18% de ferramentas, 15% de acessórios, 10% de componentes e 5% de outros segmentos. A feira espera atrair 25 mil visitantes até sexta-feira, quando encerra o evento.
— É uma das maiores vitrines mundiais do setor — orgulha-se Tecchio.
Projeto Comprador
Já consolidado, o Projeto Comprador deste ano terá um diferencial: limite de crédito pré-aprovado de US$ 2,5 milhões por meio do grupo Exicon, com matriz na Holanda e correspondente no Brasil do Grupo FCI, dedicado a avaliações de risco comercial para operações a prazo nos segmentos de exportação e importação.
As rodadas de negócios entre empresários brasileiros e compradores internacionais interessados nos produtos fabricados em Bento e nos demais polos de produção no Brasil serão realizadas nesta quarta e quinta-feira. Participam 51 importadores de 10 países.
Estarão representados, nesta 10ª edição do projeto, os países Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Uruguai.
Abertura oficial será às 14h e contará com a presença do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.
AÇÕES INÉDITAS
> Áreas exclusivas para os novos segmentos de rochas e florestal.
> Projeto Mobstone Fimma — Mobiliário em Pedra. Tem o objetivo de promover maior integração entre o móvel brasileiro, o design e a rocha. A intenção é incluir a rocha na produção dos móveis.
> Arq Day, dedicado especialmente a arquitetos e designers.
> Convite a aproximadamente 200 empresários vips de todo o Brasil _ eles participam do evento durante os quatro dias e têm a vinda custeada pela Fimma.
> Projeto Fábrica em Ação, onde os visitantes poderão acompanhar a produção de um móvel, do início ao fim, dentro da feira.
COMO PARTICIPAR
> Efetuar a inscrição pelo link fimma.com.br/credenciamento. A credencial deve ser retirada durante visita à Fimma. Por motivos de segurança, é proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados por responsáveis.
SERVIÇO
> O quê: Fimma Brasil 2019.
> Quando: 26 a 29 de março, das 13h às 20h.
> Onde: Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
> Quanto: entrada gratuita mediante credenciamento.
> Mais informações: fimma.com.br e (54) 2102-2450.