
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2019 (ano-base 2018) começa hoje e segue até o dia 30 de abril. O prazo é de uma semana a menos que os anos anteriores, quando os documentos eram recebidos a partir do primeiro dia útil de março. O programa está disponível no site da Receita (idg.receita.fazenda.gov.br).
Este ano, cerca de 121 mil caxienses devem declarar, 5 mil a mais do que no ano passado. Nos 51 municípios de abrangência da Receita Federal o número deve chegar a 262 mil. No país, são esperadas 30,5 milhões de declarações, 1,23 milhão a mais que em 2018.
O contribuinte que fizer o envio com antecedência tem vantagens em relação aos que preferem deixar para a última hora.
— Quem entrega primeiro tem preferência. Caso a pessoa tenha feito alguma correção ou alteração em sua declaração até 24 horas após a entrega, continua tendo preferência na restituição e não vai para o fim da fila — explica o delegado adjunto da Receita Federal de Caxias, Valmor José Lazzari.
A partir deste ano, o contribuinte vai poder verificar no dia seguinte se deu tudo certo no envio das dados. Se tiver algum problema, vai poder corrigir e reenviar imediatamente.
