Cristiane Alves Santos sempre carregou um olhar atento e apaixonado com mães e bebês. Atuou durante 15 anos na área da enfermagem e buscou conhecimento na assistência materno-infantil. Foi o primeiro passo para seu negócio dar certo.
Ela integra o contingente de mais de 11 mil novas empresas abertas nos últimos três anos em Caxias do Sul. São cerca de 10 por dia.
Leia mais:
Caxias ganha 10 novas empresas por dia
Em 2016, logo após de formar enfermeira neonatologista especialista em aleitamento materno, foi em busca de informações e subsídios para ter sua própria empresa.
— Comecei a planejar como seria empreender e transformar minha missão no negócio da minha vida — lembra.
Em 12 de fevereiro de 2017, nasceu a Maternité Assistência Materno-Infantil, uma empresa que leva informação, acolhimento e apoio às escolhas das mulheres e famílias, proporcionando um pré-natal mais seguro. Cristiane também palestra e organiza cursos na área materno-infantil para pais, gestantes e profissionais.
O olhar atento, aliado à experiência profissional, detectou uma lacuna no mercado: a inquietude em relação ao despreparo no pré-natal de gestantes, recém-mamães e famílias desinformadas sobre o processo transformador de gestar a vida.
— Quando decidi transformar meu sonho em negócio, busquei o serviço especializado de uma assessoria de coach profissional que me embasou e direcionou meus primeiros e mais importantes passos nessa trajetória —ensina.
O processo
Cristiane, por exemplo, encontrou na Microempa o suporte que precisava para seguir os passos com segurança.
— O microempreendedor precisa dos serviços de um órgão que tenha credibilidade e seriedade para dar transparência ao seu negócio. As mentorias presenciais foram fundamentais para encontrar respostas e nortear decisões importantes que não estava conseguindo sozinha fazer —compartilha.
Deu certo. Em 2018 a Maternité foi premiada como a primeira empresa a ter mentoria do Projeto Prosperar - Impulsione seu Negócio.
Para quem pretende empreender, Cristiane deixa a dica:
— Não tenha medo, escute o seu coração, se especialize, organize suas estratégias e planeje. Busque assessorias profissionais para o seu negócio começar com o pé direito.
E acrescenta:
— Poste na área que você entende, que goste. Se você ama o que faz, não tem erro. Vai dar certo.
A Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Prefeitura Municipal, também oferece serviços de orientação para pequenos empresários.
CINCO PASSOS PARA ABRIR UM NEGÓCIO
1. Monte um negócio que o faça sentir-se realizado. Quem faz o que gosta tem mais chances de prosperar.
2. Faça uma pesquisa de mercado para saber se a empresa atende a uma necessidade do mercado. Também pesquise a concorrência e planeje diferenciais que agreguem valor a seu negócio.
3. Pesquise tudo o que é necessário para abrir uma empresa em termos de licenças, autorizações, requisitos legais e operacionais.
4. Relacione o que você vai precisar investir. Considere máquinas, instalações, aluguel, capital de giro.
5. Caso precise de um sócio, busque a pessoa certa. O sócio ideal é aquele que tem aptidão para trabalhar em áreas complementares às suas.
Dica de ouro:
O empreendedor deve estar preparado para ser um negociador: saber comprar, pesquisar, obter o melhor preço com o melhor prazo e a quantidade certa.
Fonte: Microempa
Leia também:
Vereadores contestam manifestação do prefeito Guerra na Câmara de Caxias do Sul
Prefeitura de Caxias do Sul gastará cerca de R$ 8,5 milhões para transformar Postão em UPA