A Serra possui duas das 65 comunidades de startups em atuação no país. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), divulgado nesta semana, a Comunidade Gramado e a Comunidade RS #Serra, que engloba Caxias do Sul, estão na lista dos agrupamentos inovadores existentes no país atualmente. No Rio Grande do Sul, além dos dois polos serranos, foram mapeadas outras quatro comunidades em Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Vale do Taquari.
O diretor executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, destaca que o levantamento foi produzido ao longo de 2018. O objetivo era identificar locais com potencial de inovação fora dos grandes centros do país. Uma comunidade é definida, entre outros aspectos, pela existência de startups, de eventos voltados à inovação e de espaços de fomento de novos negócios.
- Quando há todo um ecossistema apoiando o empreendedor local, está se formando um hub. Identificamos as comunidades como um novo vale ou polo de inovação - classifica.
A escolha de Gramado como uma das comunidades existentes no Brasil é uma grata surpresa, na avaliação do diretor-executivo da Gramado Summit, Marcus Rossi. Hoje com startups de projeção nacional, Gramado possui potencial para se tornar um grande polo de inovação, segundo Rossi.
- Historicamente o movimento de startups sempre foi mais forte nos principais centros urbanos, mas a presença de Gramado nesta lista só confirma a perspectiva de que teremos uma nova matriz econômica para a cidade, além do turismo - destaca.
Rossi acredita que, a partir do reconhecimento da ABStartups, será possível gerar mais oportunidades, engajar grandes empresas, investidores e governos, potencializando o desenvolvimento da região.