A prefeitura de Flores da Cunha estima que mais de 300 propriedades rurais foram prejudicadas pelo granizo e pelo temporal ocorridos entre a noite de quarta-feira e a manhã de quinta-feira. Por conta da intempérie, produtores de uva nas localidades de Otávio Rocha e Mato Perso relatam perdas em até 40% da área plantada.
Na tarde desta sexta-feira, técnicos da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do município ainda calculavam o tamanho exato do prejuízo. O balanço completo deve ser divulgado após o Natal, na próxima quarta-feira.
_ Como choveu bastante também hoje pela manhã (sexta-feira), não temos dados exatos ainda, mas o distrito de Mato Perso é onde mais teve quebra (na uva) _ diz Lídio Scortegagna (MDB), prefeito de Flores da Cunha.
Em Flores da Cunha, boa parte dos agricultores afetados tinha seguro contratado para a área com parreirais e decidiu acionar as seguradoras nesta sexta-feira.
As condições climáticas dos últimos dias também afetaram, em menor proporção, produtores de algumas partes de Caxias do Sul. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, Rudimar Menegotto, aponta que o granizo ocasionou a perda de uma parcela dos parreirais na localidade de Santa Justina.
_ A perda foi pequena e ocorreu em cerca de 15 propriedades _ calcula Menegotto.
O dirigente ainda aponta que houve relatos de produtores afetados em outros pontos na divisa com Flores da Cunha, nas proximidades da Linha 60 e de São Luiz da 9ª Légua.