A safra de vinhos 2018 está entre as três melhores já registradas no Brasil, dividindo holofotes com as de 2005 e 2012. A qualidade foi provada e atestada por 120 enólogos, que degustaram às cegas as 344 amostras inscritas por 49 vinícolas. As 16 amostras selecionadas entre as mais representativas foram degustadas por um público de cerca de mil apreciadores durante a 26ª Avaliação Nacional de Vinhos _ Safra 2018, que aconteceu no último sábado, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
O auditório foi tomado por um público diversificado formado por enólogos, sommeliers, jornalistas, empresários, mas todos com o gosto pelo vinho em comum. Pessoas vieram de nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, e de outros seis países.
Neste ano, também foi entregue o Troféu Vitis Amigo do Vinho Brasileiro 2018 para o empresário do turismo Tarcísio Vasco Michelon, diretor superintendente da Rede de Hotéis Dall'Onder, idealizador dos Caminhos de Pedra, da Maria Fumaça, do Cicloturismo, do Instituto Tarcísio Michelon e do Parque de Esculturas Domadores de Pedra, entre outros projetos. O Troféu Vitis Destaque Enológico 2018 foi entregue ao enólogo Antônio Salvador, diretor da Vinícola Salvattore.
VINÍCOLAS PREMIADAS
Família Bebber Vinícola (Flores da Cunha)
Domno do Brasil (Garibaldi)
Vinícola Geisse (Pinto Bandeira)
Vinícola Galvão Bueno (Candiota)
Vinícola Almadén (Santana do Livramento)
Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves)
Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi)
Vinícola Família Lemos de Almeida (Muitos Capões)
Hortência Vinhos e Espumantes (Flores da Cunha)
Vinícola Salton (Bento Gonçalves)
Vinícola Don Guerino (Alto Feliz)
Rasip Alimentos (Vacaria)
Estabelecimento Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira)
Vinícola Almaúnica (Bento Gonçalves)
Vinícola Miolo (Bento Gonçalves)
Casa Valduga Vinhos Finos (Bento Gonçalves)