Balanço divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Farroupilha aponta entre os principais destaques dos primeiros quatro meses de 2018 o aumento do número de empresas da cidade. O levantamento mostra o tempo médio de tramitação de alvarás, entre outros números.
Nos dois primeiros bimestres de 2018, a maioria dos alvarás tramitou em um prazo de 24 horas. Do total de licenças expedidas, mais de 90% foram feitas em um dia e as demais em até 48 horas. No mesmo período do ano passado, nenhum alvará tramitou em 24 horas.
A cidade conta com Sala do Empreendedor e aderiu à Redesimples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), o que agiliza os processos.
No período analisado neste ano, 424 empresas foram criadas em Farroupilha contra 260 nos primeiros quatro meses do ano passado. O aumento de negócios de pequeno e médio porte foi de 63%. Se seguir neste ritmo, a projeção do município é fechar o ano com 1460 novos empreendimentos e geração de 328 empregos. Ao todo, Farroupilha conta com 6374 empresas ativas. Ao final do segundo bimestre de 2017, este número era 20% menor.