Farroupilha avançou mais um passo para ser reconhecida como Capital Nacional do Moscatel. O projeto que confere o título à cidade da Serra teve o parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovado na manhã desta quarta-feira (23). A proposta, do deputado Henrique Fontana, tramita desde 2013 no Congresso. Agora o texto vai para sanção presidencial e, se aprovado, será publicado no Diário Oficial da União.
O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, diz que a cidade é responsável por mais da metade da uva moscato que é produzida nacionalmente e o número poderia ser ainda maior se todos os produtores fizessem o registro legal.
Com o título, o prefeito espera reforçar investimentos no turismo trabalhando esta marca do município, como sendo um dos carros-chefes da primeira edição da Expo Farroupilha marcada para novembro.
O município também espera obter mais recursos federais. Claiton acrescenta que, com a previsão de abertura de dois novos hotéis na cidade, Farroupilha também deve subir posição no ranking de importância do Ministério do Turismo, o que pode ajudar a receber mais incentivos para projetos, como o do Museu do Vinho, por exemplo.