O movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias), que está discutindo e repensando o desenvolvimento da cidade até 2040, já tem sua sede fixa definida. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai ceder um dos espaços da estrutura do campus-sede para o funcionamento em horário comercial da secretaria operacional do movimento.
A decisão foi tomada no encontro que aconteceu na noite de quarta-feira, com lideranças empresariais e políticas. O bloco que vai sediar a sede ainda não está definido, mas isso deve acontecer nos próximos dias.
No local, uma equipe de 10 pessoas estará atendendo a todas as solicitações e irá acompanhar de perto os projetos elencados como prioritários.
– O assunto foi discutido no encontro de fevereiro e já está resolvido. Termos um local para concentrar as atividades é fundamental para o andamento do processo. Na próxima semana vamos montar a equipe – destaca o coordenador do movimento MobiCaxias, Carlos Zignani.
A UCS também disponibilizou a sua estrutura para a realização de seminários, palestras e outros eventos que o movimento programar. E mais, a instituição vai ceder professores que passam a integrar o comitê, que ajudará a acelerar o processo. Também serão eleitas lideranças que vão compor o Conselho Diretor.
O MobiCaxias foi lançado em setembro do ano passado, a partir da preocupação das lideranças com a perda de dinamismo da economia da cidade e com a proposta de pensar num projeto de desenvolvimento para Caxias do Sul. Em novembro, foi realizado um grande seminário na UCS, que debateu os problemas do município e apresentou propostas de solução. Mais de 100 pessoas participaram dos grupos de trabalho e, entre várias sugestões, ressaltaram a importância de se planejar a Caxias do futuro.