Imagine um robô servindo sua cerveja ou chope. Esta é uma das muitas novidades que estão sendo apresentadas na feira Envase Brasil/Embala Sul, que segue até amanhã, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves.
Um passeio pelos expositores mostra que a tecnologia chegou com força total na indústria de bebidas. São produtos inovadores, que se enquadram na chamada Indústria 4.0, e capazes de revolucionarem processos tornando as empresas mais competitivas.
Leia mais:
Feira em Bento Gonçalves vai movimentar R$ 100 milhões
Bento Gonçalves têm 27 feiras confirmadas em 2018
É o caso do robô bier, produzido pela empresa Zegla, de Bento Gonçalves. Basta acionar um botão para escolher a sua marca preferida e, em menos de 10 segundos, a bebida está no balcão, pronta para ser degustada.
— Hoje é possível administrar um pub sem garçons. O robô faz quase tudo — ressalta o supervisor regional da empresa, Cassio Cusin.
Outro destaque é o equipamento que faz o descarregamento de uva. Produzido pela empresa Mesal, também de Bento Gonçalves, é o primeiro do mundo na modalidade e já está sendo utilizado pela Cooperativa Vinícola Aurora. A empresa da Serra também apresenta na feira a célula de paletização robótica. Aplicada no final da linha de envase (parte seca), onde ocorre a paletização de pacotes ou caixas plásticas, reduz drasticamente a mão de obra.
— O futuro é a migração do manual para o eletrônico — sinaliza o gerente de Processos da Mesal, Rodrigo Brandalise.
Carga segura
Entregar cargas de bebidas de forma segura está entre as principais preocupações das empresas da cadeia produtiva. Muitas são devolvidas, caso os produtos transportados não estejam corretamente armazenados nos caminhões de entrega.
A francesa CGP - Coating Innovation pensou nisso e criou a folha separadora antiderrapante. Ela substitui a folha tradicional que separa uma caixa da outra, mas com tecnologia incorporada que não permite o tombamento das garrafas de bebida. Por enquanto, o produto é distribuído no mercado nacional pela empresa Dimel, de Estância Velha, mas o projeto é construir uma planta de produção no Brasil.
Cerveja
Um dos mercados que mais cresce no Brasil e no RS é o da cerveja artesanal. Mesmo assim ainda tem muito a expandir. Rodrigo Ferraro, presidente da Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM), revela que apenas 0,9% do mercado é ocupado pelas cervejas artesanais.
– Nosso mercado é promissor. Temos muito para crescer. O espaço que a feira está dando para o setor é fundamental. Este é o quarto ano que participo e posso ver que a cerveja artesanal ocupa um espaço bem maior que em edições anteriores.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 1,5 mil cervejarias registradas.
Feira será anual
A Envase Brasil vinha acontecendo a cada dois anos em Bento Gonçalves. Devido à fusão com a Embala Sul, a feira passa a ser anual. Em anos pares, a feira será realizada em Bento Gonçalves, em anos ímpares o evento acontecerá em Pernambuco, no Nordeste brasileiro. A Envase Brasil/Embala Nordeste já tem data confirmada. O evento será realizado de 13 a 16 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco. O evento segue em 2020 como Envase Brasil | Embala Sul, na edição Serra Gaúcha. Ao somar forças, as feiras se aproximam dos setores produtivos de cada região, apresentando novidades anualmente.
Os organizadores da feira que está acontecendo em Bento projetam negócios de R$ 100 milhões e a presença de 10 mil visitantes, focados no setor.
– Quem quer envasar está aqui. Nosso público são compradores focados em negócios, que visitam o evento e negociam diretamente com as empresas – destaca o presidente da Envase Brasil, Vicente Puetra.