A empresa norte-americana Driscoll's visitou nesta semana Caxias do Sul e Vacaria. A companhia quer ampliar a produção mundial de frutas vermelhas ingressando no mercado brasileiro. Fundada na Califórnia há mais de 100 anos com o cultivo de morangos, a companhia também atua no Chile e foi parar na Serra Gaúcha por indicação do governo do Estado e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. A região concentra o maior polo produtor de hortifrutigranjeiros do Estado.
Segundo a secretária municipal de Agricultura, Camila Sandri Sirena, que recebeu o investidor agrícola norte-americano Fernando Sagredo, esta foi apenas uma sondagem. O primeiro passo seria trabalhar com um laboratório para realizar testes de melhoramento genético para permitir que a produção de morangos, mirtilos, framboesa, amora e outras frutas do tipo possa ocorrer o ano inteiro.
— Passada essa etapa, eles pretendem fechar parceria com produtores e oferecer desde auxílio na busca de financiamentos até tecnologia de seleção, embalagem e distribuição, para vender para mercados como a China — aponta a secretária.
Os interlocutores da empresa ainda pretendem visitar outras regiões do Brasil para decidir onde pretendem se instalar, caso de São Paulo, Minas Gerais e estados do Norte e Nordeste.