A prova de que a a economia caxiense começou a reagir é a movimentação nas áreas de produção das principais empresas de Caxias do Sul durante o Carnaval. No ano passado, por exemplo, a Randon paralisou as atividades durante os quatro dias de folia devido à crise.
Este ano, a empresa está a pleno vapor e os quase 7 mil funcionários seguem produzindo durante o feriadão. No início do ano, a empresa efetivou cerca de 600 novos trabalhadores para dar conta da demanda de pedidos. Portanto, os sinais de retomada do setor automotivo são evidentes e a empresa voltou a engrenar sua produção.
"O mercado automotivo é dinâmico e assim que começa a reagir, todo o sistema de produção tem que se adequar", informou a assessoria de imprensa da empresa.
A Marcopolo, fabricante de ônibus de Caxias, anunciou a paralisação no período, mas não por falta de pedidos. Dessa vez, o motivo é a ausência de chassis de ônibus, impedindo que a empresa faça a sua parte: a carroceria dos veículos. A explicação é que as montadoras brasileiras não têm estoques, venderam bastante no final do ano e vêm produzindo num ritmo menor os chassis, até por conta de férias coletivas e pausas durante o final de ano e o Carnaval. A Agrale fará flexibilização dias 12 e 13, conforme aprovado em assembleia interna ainda em dezembro.
O presidente do Sindicato das Indústria Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs) de Caxias do Sul, Reomar Slaviero, reforça que o cenário deste ano está bem melhor que o do ano passado. Embora o sindicato não tenha um percentual de empresas que vão paralisar as atividades no Carnaval, ele aponta para um aumento na demanda.
— As que vão parar é por falta de matéria-prima e não por falta de vendas — destaca.
Uma avaliação mais detalhada sobre a retomada da produção, no entanto, só pode ser feita em março.
— No mês que vem, teremos um cenário mais definido.
COMÉRCIO
A orientação do Sindilojas é para que as lojas abram normalmente nos dias 12, 13 e 14 (quarta-feira de cinzas). Os empregados não têm direito a receber bônus ou folga antecipada.
BANCOS
As agências bancárias fecham às 16h da próxima sexta-feira e reabrem dia 14 (quarta-feira de cinzas), às 12h.
Leia também
Carro-forte é atacado na BR-470 em Bento Gonçalves
Após cerco, polícia liberta refém e prende três suspeitos de ataque a carro-forte na Serra
"O bandido se rendeu", relata homem que foi surpreendido por criminosos enquanto trabalhava em Monte Belo do Sul